MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Tiago Silva Alves Muniz, Alejandra Saladino

Resumo


O presente artigo visa refletir sobre o papel dos museus no presente e no futuro sobre diferentes noções de patrimônio e sustentabilidade. Considerando a função educativa dos museus, nos interrogamos sobre o papel dessas entidades no debate e na implantação de medidas e práticas de mitigação e/ou contenção dos danos decorrentes desse processo voltado para ações sustentáveis. Nosso objetivo é discutir sobre diretrizes e ações adotadas pelos museus com vistas a auxiliar no cumprimento dos objetivos da Agenda 2030, levando em consideração as realidades locais. O recorte da análise está centrado nos museus da cidade do Rio de Janeiro e o levantamento de dados partiu da plataforma Museus BR, do Instituto Brasileiro de Museus. Os resultados apontam compromisso com a sustentabilidade na forma de elaboração e implantação de ações socioambientais junto ao plano museológico.

Palavras-chave


Patrimônio Cultural; Educação em Museus; Estudos de Patrimônio Crítico; Patrimônios Futuros. Educação Ambiental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/hab.v19i1.9009

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