A PARTICIPAÇÃO DAS MISSÕES RELIGIOSAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES KARITIANA

Adriana Francisca de Medeiros

Resumo


O objetivo deste texto é descrever a trajetória educacional do povo karitiana a partir da percepção dos professores indígenas da citada etnia, analisando a influência das missões religiosas do Summer Institute of Linguistics - SIL e do Conselho Indigenista Missionário - CIMI na formação dos professores indígenas. Os dados foram construídos a partir da análise de três trabalhos de conclusão de curso de professores karitiana, alunos do curso de licenciatura em educação intercultural da Universidade Federal de Rondônia. Os textos monográficos retratam a trajetória educacional de cada concluinte e as suas percepções a respeito da educação escolar oferecida ao seu povo durante as últimas décadas.

Palavras-chave


Educação Iindígena; Missões; Formação de Professores

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/hab.v17i2.7459

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HABITUS| Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7798 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = A3

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