IMAGENS DOS ASURINI DO XINGU REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ACERVOS FOTOGRÁFICOS NOS MUSEUS

Conteúdo do artigo principal

Fabíola Andréa Silva
Ana Carolina Pais Pellegrini

Resumo

Ao longo dos últimos vinte anos, Fabíola Andréa Silva produziu um imenso acervo fotográfico a respeito de suas pesquisas etnoarqueológicas e arqueológicas junto ao povo indígena Asurini do Xingu. Neste texto pretendemos apresentar uma proposta metodológica de análises dessas imagens e, ao mesmo tempo, fazer uma reflexão sobre a importância da fotografia na pesquisa antropológica e da relevância dos acervos fotográficos preservados nos museus. O objetivo é mostrar que a fotografia não deve ser entendida apenas como um complemento visual para um texto escrito, pois se trata também de uma narrativa visual. Ou seja, que as imagens que constituem este acervo fotográfico não são apenas a ilustração de uma pesquisa, mas também, a narrativa visual de uma longa experiência vivida e compartilhada entre uma pesquisadora e o povo Asurini do Xingu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, F. A.; PELLEGRINI, A. C. P. IMAGENS DOS ASURINI DO XINGU REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ACERVOS FOTOGRÁFICOS NOS MUSEUS. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 1, p. 163–184, 2019. DOI: 10.18224/hab.v17i1.6550. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/6550. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Fabíola Andréa Silva, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo

Docente e pesquisadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Bolsista Produtividade CNPq (2). Coordenadora do projeto “Imagens dos Asurini do Xingu: curadoria do acervo fotográfico de um povo indígena amazônico”.

Ana Carolina Pais Pellegrini, Museu de Arqueologia e Etnologia. Universidade de São paulo.

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Bolsista de Iniciação Científica CNPq-PIBIC no projeto “Imagens dos Asurini do Xingu: curadoria do acervo fotográfico de um povo indígena amazônico”.

Referências

AIRD, Michael. Growing up with aborigines. In: PINEY, Christopher; PETERSON, Nicolas (eds.). Photography’s other histories. Durham/London: Duke University Press, 2003. p. 23-39.

BANKS, Marcus; MORPHY, Howard. Introduction: rethinking visual anthropology. In: BANKS, Marcus; MORPHY, Howard (eds.). Rethinking visual anthropology. New Haven/London: Yale University Press, 1997. p. 36-52.

BITTENCOURT, Luciana A. Algumas considerações sobre o uso da imagem fotográfica na pesquisa antropológica. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Míriam L. M. (orgs.). Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 5. ed. São Paulo: Papirus Editora, 2006. p. 197-212.

DRIESSENS, Jo-Anne. Relating to photographs. In: PINEY, Christopher; PETERSON, Nicolas (eds.). Photography’s other histories. Durham/London: Duke University Press, 2003. p. 17-22.

EDWARDS, Elizabeth. Beyond the boundary: a consideration of the expresive in photography and anthropology. In: BANKS, Marcus; MORPHY, Howard (eds.). Rethinking visual anthropology. New Haven/London: Yale University Press, 1997. p. 1-26.

EDWARDS, Elizabeth. Raw histories. Photographs, anthropology and museums. Oxford: Berg, 2001.

GEERTZ, Cliford. A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

GONZALEZ-RUIBAL, Alfredo. De la etnoarqueología a la arqueología del presente. In: SALAZAR, J.; DOMINGO, I.; AZKÁRRAGA, J. M.; BONET, H. Mundos tribales. Una visión etnoarqueológica. Museu de Prehistoria de Valencia, 2008. p. 16-23.

LEITE, Míriam L.M. Texto visual e texto verbal. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Míriam L. M. (orgs.). Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 5. ed. São Paulo: Papirus Editora, 2006. p. 37-49.

LUKESH, Anton. Bearded Indians of the Tropical Forest. The Assurinis of the Ipiaçaba. Graz: Akad. Druck und Verlag Anst, 1976.

MARTINHO DE MENDONÇA, João. Pensando a visualidade no campo da Antropologia: reflexões e usos da imagem na obra de Margaret Mead. Campinas, 2005. Tese (Doutorado em Antropologia) – UNICAMP, 2005.

MARTINHO DE MENDONÇA, João. Margaret Mead, Bali e o Atlas do Comportamento Infantil: apontamentos sobre um estudo fotográfico. Horizontes Antropológicos, ano 16, n. 34, p. 315-348, 2010.

MÜLLER, Regina P. Os Asurini do Xingu. História e arte. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.

MÜLLER, Regina P. As Crianças no Processo de Recuperação Demográfica dos Asurini do Xingu. In: LOPES DA SILVA, Aracy; SILVA MACEDO, Ana V. L. da; NUNES, Angela (orgs.). Crianças Indígenas. Ensaios Antropológicos. São Paulo, MARI/FAPESP, 2002. p. 188-209.

NOVAES, Sylvia C. A construção de imagens na pesquisa de campo em Antropologia. Iluminuras, v. 13, n. 31, p. 11-29, 2012.

NOVAES, Sylvia. O silêncio eloquente das imagens e sua importância na etnografia. Cadernos de Arte e Antropologia, v. 3, n. 2, p. 57-67, 2014.

PINNEY, Christopher. Photography and Anthropology. London: Reaktion Books, 2011.

PINEY, Christopher; PETERSON, Nicolas (eds.). Photography’s other histories. Durham/London: Duke University Press, 2003.

RIBEIRO, José da S. Antropologia visual, práticas antigas e novas perspectivas de investigação. Revista de Antropologia, v.48, n. 2, p. 613-647, 2005.

ROSE, Gillian. Visual methodologies. An introduction to researching with visual materials. Londres: Sage Publications, 2012.

TSINHNAHJINNIE, Hulleah J. When is a photograph worth a thousand words? In: PINEY, Christopher; PETERSON, Nicolas (eds.). Photography’s other histories. Durham/London: Duke University Press, 2003. p. 40-52.

SAMAIN, Etienne. Questões heurísticas em torno do uso das imagens nas ciências sociais. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Míriam L. M. Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 5. ed. São Paulo: Papirus Editora, 2006. p. 51-62.

SAMAIN, Etienne. “Ver” e “dizer” na tradição etnográfica: Bronislaw Malinowski e a fotografia. Horizontes Antropológicos, ano 1, n. 2, p. 23-60, 1995.

SILVA, Fabíola A. As tecnologias e seus significados. Um estudo da cerâmica dos Asurini do Xingu e da cestaria dos Kayapó-Xikrin sob uma perspectiva etnoarqueológica. São Paulo, 2000. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2000.

SILVA, Fabíola A. Ceramic technology of the Asurini do Xingu, Brazil: an ethnoarchaeological study of artifact variability. Journal of Archaeological Method and Theory, v. 15, n. 3, p. 217-265, 2008.

SILVA, Fabíola A. A variabilidade dos trançados dos Asurini do Xingu: uma reflexão etnoarqueológica sobre função, estilo e frequência dos artefatos. Revista de Arqueologia, v. 22, p. 17-34, 2009.

SILVA, Fabíola A. Tecnologias em transformação: inovação e (re)produção dos objetos entre os Asurini do Xingu. Boletim do Museu Parense Emilio Goeldi (Ciências Humanas), v. 8, n. 3, p. 729-744, 2013.

SILVA, Fabíola A. Contract archaeology and indigenous peoples: reflections on the Brazilian context. International Journal of Historical Archaeology, v. 19, p. 832-842, 2015.

SILVA, Fabíola A.; BESPALEZ, Eduardo; STUCHI, Francisco F. Arqueologia colaborativa na Amazônia: Terra Indígena Koatinemu, Rio Xingu, Pará. Amazônica. Revista de Antropologia, v. 3, n.1, p. 32-59. 2011.

SILVA, Fabíola A.; GARCIA, Lorena G. Território e memória dos Asurini do Xingu: arqueologia colaborativa na T.I. Koatinemo, Pará. Amazônica, Revista de Antropologia, v. 7, n. 1, p. 74-99, 2015.

SILVA, Fabíola A.; NOELLI, Francisco S. Mobility and territorial occupation of the Asurini do Xingu, Pará, Brazil. An archaeology of the recent past in the Amazon. Latin American Antiquity, v. 26, n. 4, p. 493-511, 2015.

WAGNER, Roy. The invention of culture. Chicago: University of Chicago Press, 1981.

VILLELA, Alice. O negativo e o positivo: a fotografia entre os Asuriní do Xingu. São Paulo, 2015. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2015.