<b>ROMERO, Margarita Sanchéz, GARCIA, Eva Alarcón, JIMÉNEZ, Gonzalo Aranda (ed.). Children, spaces and identity. United Kington: Oxbow Books, 2015, 364p.</b>
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Resumo
No final da década de 1980, começaram a surgir os primeiros trabalhos sobre arqueologia da infância (Lillehammer, 1989, BAXTER, 2006) como um desdobramento da avalanche teórica promovida pelas arqueologias de gênero e feminista. Deste então, foram contínuas, mas discretas as publicações sobre o tema com enfoque arqueológico.
Em 2015, surge a publicação Children, spaces and identity, reavivando as discussões sobre gênero e idade com ênfase na infância, aqui representada por diferentes faixas etárias até a adolescência. Concentrando experiências e estudos de caso muito diversificados sobre o tema, o livro, organizado pelos autores supracitados, vem para acrescentar novas reflexões sobre o assunto, ainda que os contextos analisados sejam predominantemente os europeus.
O livro foi subdividido em três partes, que tratam respectivamente sobre (I) Crianças, espaços e identidade, (II) Brincando, vivendo e aprendendo e (III) Espaço, corpo e mente: crianças em contextos funerários, totalizando vinte e cinco artigos científicos de diferentes autores.
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Referências
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
HEYWOOD, Colin. Uma história da infância. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ROMERO, Margarita Sanchéz, GARCIA, Eva Alarcón, JIMÉNEZ, Gonzalo Aranda (ed.). Children, spaces and identity. United Kington: Oxbow Books, 2015, 364p.