Portugal Gigante: Nationalism, Motherland and Colonial Encounters in Portuguese School Textbooks

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M. Dores Cruz

Resumo

Em Portugal, durante o Estado Novo (1933-1974), os livros escolares contribuíram para manter viva a idéia de império de aquém e além-mar, ao mesmo tempo que este mesmo império se desintegrava. Este artigo analisa o discurso e iconografia de manuais de escola primária (principalmente Livros de Leitura e de História), através da discussão do conceito de pátria e nação de aquém e além-mar.

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Como Citar
CRUZ, M. D. Portugal Gigante: Nationalism, Motherland and Colonial Encounters in Portuguese School Textbooks. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 5, n. 2, p. 395–421, 2008. DOI: 10.18224/hab.v5.2.2007.395-421. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/543. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles