Estudos Coloniais e Globalização: fluxos, fricções e confluências

Conteúdo do artigo principal

Marianne Sallum

Resumo

Resumo: o presente ensaio tem por finalidade discutir a complexa teia de relações estabelecida entre grupos humanos, no contexto específico dos estudos coloniais de nossa contemporaneidade, considerando as dinâmicas de fluxos, fricções e confluências. Estas, observadas a partir da perspectiva antropológica, suscitam questionamentos fundamentais à pesquisa científica latino-americana, tendo em vista os desafios e possibilidades que emergem no contexto da globalização.
Palavras-chave: Estudos coloniais. Fluxos. Confluências. Globalização. América-latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SALLUM, M. Estudos Coloniais e Globalização: fluxos, fricções e confluências. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 13, n. 1, p. 51–62, 2015. DOI: 10.18224/hab.v13.1.2015.51-62. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/4242. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Marianne Sallum, USP

Doutoranda em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo/SP. Mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo/SP. Graduada em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.