Feijoada e Barreado na Prateleira: questões sobre a ndustrialização alimentar

Conteúdo do artigo principal

Maria Henriqueta S. G. Gimenes-Minasse
Joana Angélica Pellerano

Resumo

Resumo: este artigo discute a apropriação de pratos tradicionais pela indústria alimentar, transformando a nostalgia e a noção de tradição em estratégia de diferenciação mercadológica. Para tanto foi realizada uma revisão bibliográfica e a análise de embalagens dos pratos feijoada e do barreado, que evidenciam o apelo nostálgico adotado pela indústria alimentar.
Palavras-chave: Tradição. Indústria alimentar. Feijoada. Barreado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GIMENES-MINASSE, M. H. S. G.; PELLERANO, J. A. Feijoada e Barreado na Prateleira: questões sobre a ndustrialização alimentar. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 11, n. 2, p. 129–141, 2015. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/4167. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Maria Henriqueta S. G. Gimenes-Minasse, UFSC

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Sociologia e Turismóloga. Docente dos cursos de Administração, Geografia e Turismo e do programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental na Universidade Federal de São Carlos â Campus Sorocaba, S. P.

Joana Angélica Pellerano, PUC SP

Mestranda em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC â SP), coordenadora e docente da especialização em Gastronomia: História e Cultura do Centro Universitário Senac â São Paulo. Jornalista.