Educando Embaixo D'Água: O Ensino de Arqueologia Subaquática no Brasil (1992-2014)

Conteúdo do artigo principal

Leandro D. Duran
Paulo F. Bava de Camargo
Flávio Rizzi Calippo
Gilson Rambelli

Resumo

Resumo: até o início da década de 2000, o único caminho possível para formação em Arqueologia Subaquática era através da pós-graduação. Mas, com a expansão do ensino público federal, a Arqueologia Subaquática ampliou seu raio de ação ao ser inserida na grade de algumas graduações em Arqueologia. Nesse sentido, o artigo propõe apresentar
nossa visão sobre o histórico recente desse processo.
Palavras-chave: Arqueologia subaquática. Arqueologia marítima. Ensino superior. Graduação
em Arqueologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DURAN, L. D.; DE CAMARGO, P. F. B.; CALIPPO, F. R.; RAMBELLI, G. Educando Embaixo D’Água: O Ensino de Arqueologia Subaquática no Brasil (1992-2014). Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 12, n. 2, p. 257–270, 2015. DOI: 10.18224/hab.v12.2.2014.257-270. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/4080. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Leandro D. Duran, UFS

Doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Bacharel em História pela USP. Professor no Departamento de Arqueologia (DARQ) e no Programa de Pós-graduação em Arqueologia (PROARQ) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Paulo F. Bava de Camargo, UFS

Doutor em Arqueologia pelo MAE-USP. Mestre em Ciências (concentração Arqueologia) pela USP. Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Professor no DArq e no PROARQ da UFS.

Flávio Rizzi Calippo, UFPI

Doutor e Mestre em Arqueologia pelo MAE-USP. Bacharel em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor no Curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre (CCN) e no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArq/CCN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenador do Fórum de Ensino de Arqueologia. Vice-Presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB).

Gilson Rambelli, UFS

Doutor em Arqueologia pelo MAE-USP. Mestre em Ciências (concentração Arqueologia) pela USP. Bacharel em História pela USP. Professor do DARQ e do PROARQ-UFS. Diretor do Campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe (CampuLar-UFS). Bolsista de Produtividade CNPq.