Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolos

Mariana Fernandes Costa, Jorge Coelho Soares

Resumo


Resumo: o objetivo do estudo foi analisar e comparar símbolos presentes nos anúncios de alimentos e bebidas veiculados nas revistas Seleções do Reader?s Digest (1944-1948) e Claudia
(2004-2008), delimitados pela presença da figura corporal feminina. A comida é um grande mediador das relações humanas e pode apresentar representações diferenciadas em
cada momento histórico. Por meio desta pesquisa, observou-se que os símbolos identificados demonstram que a mulher era e ainda é a responsável pela alimentação da família, pela
organização e realização das refeições, assumindo múltiplos papéis sociais, sendo assim alvo de muitas campanhas publicitárias. O produto/embalagem foi o símbolo que a publicidade mais utilizou para estabelecer a comunicação entre o produto e o consumidor nos dois períodos
analisados. Deste modo, as imagens disseminadas pela publicidade são parte da cultura
da sociedade e são recebidas e trabalhadas reflexivamente.
Palavras-chave: Alimentação. Comida. Anúncios. Mulher.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/hab.v11.2.2013.159-170

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HABITUS| Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7798 | Qualis B2

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