DO ACADÊMICO IMERSIVO AO OPERADOR DO DIREITO CONTEMPLATIVO: A FORMAÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA

Autores

  • Návia Regina Ribeiro da Costa Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Rômulo da Silva Vargas Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18224/gua.v8i2.6905

Palavras-chave:

Competência leitora. Acadêmico imersivo. Operador jurídico contemplativo. TICs. Reading competence. Immersive student. Contemplative legal operator. ICTs.

Resumo

Este artigo é um relato de experiência na Educação Jurídica, no campo da Linguagem, e tem a finalidade de refletir sobre o perfil cognitivo do atual acadêmico de Direito, tendo como foco a formação da competência leitora desse estudante, buscando compreender se o intenso uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICs) influenciam positiva ou negativamente nesse processo. É resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se utilizou da técnica da observação participante, enquadrando-se no campo dos estudos de tipo etnográfico. Considerou finalmente que as TICs são uma importante ferramenta para a formação profissional do operador do Direito, demandando da comunidade acadêmica docente uma postura de direcionamento do estudante ao uso eficaz dessas tecnologias na sua formação como leitor competente.

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Biografia do Autor

Návia Regina Ribeiro da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias, com estudos concentrados na textualidade de peças jurídicas, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Formação de Professores, com área de concentração em Letras-Português, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Licenciada em Língua Portuguesa pela UEG. Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-GO. Docente de Língua Portuguesa e de Linguagem e Comunicação Jurídica na PUC-GO, lotada no Curso de Letras – Escola de Formação de Professores e Humanidades, e na Escola Superior de Goiânia/FGV. Revisora e normalizadora de textos. Coordenadora do projeto de pesquisa A linguagem e suas relações com o Direito (Prope - PUC-GO). Coautora do livro Produção científica jurídica (2007). Autora do livro Comunicação jurídica: linguagem, argumentação e gênero textual (2014, 2015, 2016).

Rômulo da Silva Vargas Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, com estudos concentrados em historiografia linguística da linguística geral e ensino da língua portuguesa como língua materna. Professor Convidado na Pontífícia Universidade Católica de Goiás.

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Publicado

19.12.2018

Como Citar

RIBEIRO DA COSTA, N. R.; RODRIGUES, R. da S. V. DO ACADÊMICO IMERSIVO AO OPERADOR DO DIREITO CONTEMPLATIVO: A FORMAÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA. Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 2, p. 244–258, 2018. DOI: 10.18224/gua.v8i2.6905. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/6905. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos