ESTÉTICA DA HIPERVENÇÃO NA NARRATIVA FÍLMICA

Autores

  • Tânia Cristina Kaminski Alves Assini Centro Universitário de Cascavel - Univel e Universidade Estadual do Oeste do PR - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.18224/gua.v8i2.6697

Palavras-chave:

César deve morrer. Hibridização. Estética da hipervenção. Caesar must die, hybridization. Heteronomy. Aesthetics of hipervention.

Resumo

Este estudo tem como proposta refletir sobre o filme documentário César deve morrer (2012), dirigido por Paolo Taviani e Vittorio Taviani. O estudo passa pela reflexão sobre a diluição de fronteiras entre gêneros, sobre processos de transcriação e montagem no cinema e desdobramentos na exploração de princípios ou subsídios teóricos para procedimentos crítico-analíticos como, hibridização e heteronomia de linguagens. Para refletir sobre práticas culturais heterogêneas, o texto ancora-se no conceito de “estética da hipervenção” desenvolvido por Denize Correa Araujo (2007).

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Biografia do Autor

Tânia Cristina Kaminski Alves Assini, Centro Universitário de Cascavel - Univel e Universidade Estadual do Oeste do PR - UNIOESTE

Doutoranda em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), sob orientação do Prof. Dr. Acir Dias da Silva. Mestre em Comunicação e Linguagens pela PPG/Universidade Tuiuti do Paraná (2016), orientada pela Profa. Dra. Denize Correa Araújo. Graduada em Licenciatura em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP/UNESPAR (2011). Coordenadora do Curso de Artes Licenciatura, Curso de Pedagogia Presencial e EaD no Centro Universitário UNIVEL/Cascavel. Docente das disciplinas Metodologia de Ensino de Arte e Estágio Supervisionado. É coordenadora do Projeto de Extensão Guarda-Chuva de Memórias (UNIVEL). Foi docente da disciplina Laboratório de Interpretação no curso de Cinema e Vídeo da Faculdade de Artes do Paraná. FAP/UNESPAR entre 2012 e 2014. Tem experiência nas áreas de Metodologia do Ensino da Arte na Educação Básica e em instituições não formais de ensino, Estágio Supervisionado, Teatro, Dramaturgia, Leitura Cênica, Interpretação Cênica e Formação de Atores e Arte Educadores. Membro do Grupo de Pesquisa Confluência da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens.

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Publicado

19.12.2018

Como Citar

ASSINI, T. C. K. A. ESTÉTICA DA HIPERVENÇÃO NA NARRATIVA FÍLMICA. Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 2, p. 149–165, 2018. DOI: 10.18224/gua.v8i2.6697. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/6697. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos