<b>While Performance Poem: poetry n. 1 songs <i>Book</i></b>

Autores

  • Paulo Petronílio Correia UnB/UFG
  • Michael Silva UFG

DOI:

https://doi.org/10.18224/gua.v7i1.6207

Palavras-chave:

Poema, Performance, Homoerostismo

Resumo

This essay will make an assessment of the poem n° 1 of the book Songs of the Portuguese poet António Botto [1897-1959, Brazil]. To do so, you will notice text constituents to highlight aspects of the homoerostismo of the poem while performance. The work is based on sensations caused from the date the poem to raise hypothesis that the poetic text can introduce at least five moments of performance.

Poema Enquanto Performance: a poesia n. 1 do livro Canções

Este ensaio fará uma apreciação do poema nº 1 do livro Canções, do poeta português António Botto [1897-1959, Brasil]. Para tanto, observará aspectos constituintes do texto para salientar o homoerostismo do poema enquanto performance. O trabalho se alicerça nas sensações provocadas a partir do encontro com o poema para levantar hipótese de que o texto poético pode instaurar, pelo menos, cinco momentos de performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Petronílio Correia, UnB/UFG

Professor Adjunto II de Filosofia da UnB. Doutor em Educação pela UFRGS, Mestre em Literatura pela UFSC, Mestre em Educação pela UFSC, Graduado em Letras pela PUC-GO, Graduado em Filosofia pela UFSC. Professor da Universidade de Brasília -UnB e do Programa stricto sensu da Universidade Federal de Goiás - UFG, Doutor em Letras e Filosofia. Pesquisador em arte contemporânea.

Michael Silva, UFG

Mestrando em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás e graduado em Letras, línguas portuguesa e inglesa e suas Literaturas pela Universidade Federal de Tocantins.

Referências

ANDRADE, Rosevan Marcolino de. Lirismo e homoerotismo n’As Canções de António Botto. Paraíba: Mestrado em Literatura e Interculturalidade/Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade).

BARRETO, José. Fernando Pessoa e Raul Leal contra a campanha moralizadora dos estudantes em 1923. In: Pessoa Plural: 2. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa, 2012.

BOSI, Alfredo. A interpretação da obra literária. In: BOSI, Alfredo. Céu, Inferno. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003, p.461-480.

BOTTO, António Tomás. As canções de António Botto. 18ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1999.

CORREIA, Paulo Petronílio. O signo como performance e performatividade da linguagem. ArteFactum: Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia. Ano VII, nº 02/2015.

CORREIA, Paulo Petronilio. Poesia: a “máquina de guerra” do pensamento. Revista Texto Digital, v. 9, n. 1, p.68-94. Florianópolis: jan./jul.: 2013.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

GRÉSILLON, Almuth. Alguns pontos sobre a história da crítica genética. Estudos Avançados, vol. 5, nº 11, jan/abr, 1991. São Paulo.

SCHECHNER, Richard. Performances Studies: an introduction, second edition. New York & London: Routlege, 2006.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: CosacNaify, 2007.

Publicado

30.06.2017

Como Citar

CORREIA, P. P.; SILVA, M. <b>While Performance Poem: poetry n. 1 songs <i>Book</i></b>. Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura, Goiânia, Brasil, v. 7, n. 1, p. 6 págs., 2017. DOI: 10.18224/gua.v7i1.6207. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/6207. Acesso em: 29 mar. 2024.