Poesia, Música, Pintura: um jogo dramático

Autores

  • Simone Gorete Machado

DOI:

https://doi.org/10.18224/gua.v2i1.2156

Resumo

Resumo: Este estudo foi suscitado pelo desejo de mais bem compreender o poema Erlkönig, de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), devido à representação criada por Franz Schubert (1797-1828) e transcrita por Franz Liszt (1811-1886). Iniciamos esse estudo procurando identificar traços culturais presentes no poema Erlkönig, de Goethe. Um dos objetivos é compreender se tais traços teriam contribuído para que o poema se reproduzisse em outras linguagens e formas de representação e como se dá o jogo dramático em diferentes manifestações artísticas. Como amostra, além do poema de Goethe, foram destacadas as composições: o lied, de Schubert, e a transcrição de Liszt para piano solo. Além disso, e em meio à farta produção artística por diversos pintores, escolhemos um quadro representativo dos pintores: os austríacos Moritz von Schwind (1804-1871) e Eugen Kutzer (1880-1965); o russo filho de pais alemães, Julius Sergius von Klever (1850-1924). Constatamos que, na sua realização como linguagem os sujeitos, cada um representando o seu papel, estabelecem elo entre as diversas sensações e as modula. O manejo das vozes que instituem o discurso narrativo, em verso, traduz a força persuasiva sobre a personagem sobrenatural representada, no poema, pelo Rei dos Elfos, denunciando a fragilidade da racionalidade humana. Palavras-chave: Poema. Música. Pintura. Crenças folclóricas. Interdiscursividade.

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Como Citar

MACHADO, S. G. Poesia, Música, Pintura: um jogo dramático. Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura, Goiânia, Brasil, v. 2, n. 1, p. 30–49, 2012. DOI: 10.18224/gua.v2i1.2156. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/2156. Acesso em: 29 mar. 2024.