RETORNOS AO PASSADO: MOVIMENTOS DA POESIA CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/gua.v8i1.6567

Palavras-chave:

Literatura. Poesia lírica. Contemporaneidade. Subjetividade. Memória. Memory. Poetry. Paulo Henrique Britto. Tradition.

Resumo

No atual cenário da lírica brasileira, a experiência de leitura do legado da tradição literária é um dos principais elementos a ser considerado como matéria de criação poética. Este artigo propõe-se a evidenciar como os resquícios da tradição estão presentes em alguns poemas de Paulo Henriques Britto,um poeta bastante representativo no cenário da lírica atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helissa de Oliveira Soares, Universidade Federal de Goiás- Faculdade de Letras

Doutoranda em Letras e Linguística na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Letras e Linguística, pela Faculdade de Letras da UFG. Graduada em Letras-Licenciatura em Português e Bacharelado em Literatura pela Faculdade de Letras da UFG. Professora de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Maísa de Oliveira Macarenhas, Universidade Federal de Goiás- Faculdade de Letras

Aluna do Programa de Pós -Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás- Faculdade de Letras. Licenciada em Português e Bacharel em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Goiás. Professora no ensino fundamental e médio em escolas da rede particular em Goiânia.

Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo, Universidade Federal de Goiás- Faculdade de Letras

Possui mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1988) e doutorado em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Fez Estágio de Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa sobre poesia contemporânea (2009). Coordena a Rede Goiana de Leitura e Ensino de Poesia. Ministra aulas no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística - Faculdade de Letras (UFG); e no Programa de Pós-graduação em Performances Culturas (UFG). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da lírica, crítica literária, poéticas da modernidade, lírica contemporânea brasileira e portuguesa, leitura, formação de leitor, ensino e vocalização de poesia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2

Referências

AGAMBEN, G. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

AMARAL, F. P. do. Modernismo, modernidade e suas consequências: um percurso por alguma poesia portuguesa deste século. O mosaico fluido. Modernidade e pós-modernidade na poesia portuguesa mais recente (autores revelados na década de 70). Lisboa: Assírio & Alvim, 1990.

ANDRADE, C. D. de. Reunião 10 livros de poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.

ANDRADE, F. A poesia brasileira atual. A transparência impossível: poesia brasileira e hermetismo. Recife: Bagaço, 2010.

ANDRADE, F. Chegando tarde. Folha de São Paulo, São Paulo, 07 de julho de 2007. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0707200711.htm. Acesso em: 27 set. 2016.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.

BARBOSA, J. A. A metáfora crítica. São Paulo: Perspectiva, 1974.

BARBOSA, J. A. As ilusões da modernidade. São Paulo: Perspectiva, 1986.

BARTHES, R. Novos ensaios críticos, seguidos de o grau zero da escritura. Trad. Heloysa de Lima Dantas e Anne Arntchand e Álvaro Lorencini. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1972.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BERADINELLI, A. Da poesia à prosa. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Trad. Moisés, Carlos Felipe; Ioriatti, Ana Maria L. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

BOSI, A. Machado de Assis: o enigma do olhar. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BRITTO, P. H. Poesia: criação e tradução. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 11-17, jul./dez. 2008.

BRITTO, P. H. Formas do nada. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BRITTO, P. H. Tarde. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BRITTO, P. H. Macau. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

BRITTO, P. H. Poesia e memória. In: PEDROSA, Célia. Mais poesia hoje. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000. p. 124-131.

BRITTO, P. H. Trovar claro. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

BRITTO, P. H. Mínima lírica. São Paulo: Duas Cidades, 1989. (Coleção Claro Enigma).

BUENO, L. Poesia e assunto. Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 139-143. jan./abr. 2004. Disponível em: http://www.letras.ufpr.br/documentos/pdf_revistas/bueno.pdf. Acesso em: 08 jan. 2009.

BUENO, L. Poesia reunida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.

CAMARGO, G. O. de C. Subjetividade e experiência de leitura na poesia lírica brasileira contemporânea. In: PEDROSA, C.; ALVES, I. (Org.). Subjetividades em devir. Estudos de poesia moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. p. 56-67.

CANDIDO, A. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

ELIOT, T. S. Tradição e talento individual. Ensaios. Trad. Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989.

FRIEDRICH, H. Estrutura da lírica moderna: problemas atuais e suas fontes. Trad. Curioni, Marise M; Silva, Dora Ferreira da. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

JUNQUEIRA, I. Baudelaire, Eliot, Dylan Thomas: três visões da modernidade – ensaios. Rio de Janeiro: Record, 2000.

KOCH, I. G. V.; BENTES A. C.; CAVALCANTE, M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2008.

MACIEL, M. E. Poéticas da lucidez: Notas sobre os potas-críticos da modernidade. Vôo transverso. Poesia, modernidade e fim de século XX. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999.

NUNES, B. A recente poesia brasileira: expressão e forma. A clave do poético. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PAZ, O. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

PERRONE-MOISÉS, L. Altas literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SISCAR, M. Poesia e crise: ensaios sobre a crise da poesia como topos da modernidade. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

WILSON, E. Simbolism. O castelo de Axel. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1987.

Downloads

Publicado

11.12.2018

Como Citar

SOARES, H. de O.; MACARENHAS, M. de O.; DE CAMARGO, G. de F. O. RETORNOS AO PASSADO: MOVIMENTOS DA POESIA CONTEMPORÂNEA. Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 1, p. 70–80, 2018. DOI: 10.18224/gua.v8i1.6567. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/6567. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos