A TORTURA COMO INSTRUMENTO DE VINGANÇA NO CONTO FONSEQUIANO

Autores

  • Cloves da Silva Junior Instituto Federal de Goiás; Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás; Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG).
  • Renata Rocha Ribeiro Faculdade de Letras/Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.18224/gua.v8i2.6452

Palavras-chave:

Violência. Relações de poder. Vingança. Identidades. Rubem Fonseca. Violence. Power relations. Revenge. Identities. Rubem Fonseca.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do entrelaçamento entre violência e relações de poder para a operacionalização da vingança a partir do conto “Laurinha”, de Rubem Fonseca. As representações dos atos de violência/vingança e os aspectos identitários das personagens são analisadas por meio de pesquisa bibliográfica com suporte teórico de Cuche (2002), Foucault (2003; 2015), Martínez (2004), Schøllhammer (2011), dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cloves da Silva Junior, Instituto Federal de Goiás; Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás; Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG).

Aluno regular do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (Área de concentração: Estudos Literários) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Letras e Linguística - Área de concentração: Estudos Literários (2016) pela mesma instituição, com pesquisa financiada pela CAPES. É especialista em Língua Portuguesa, Literatura e Ensino (2012) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus de São Luís de Montes Belos. Licenciado em Letras-Português/Inglês e respectivas literaturas (2009) pela UEG - Campus de Jussara. É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Classe D-I, Nível 1) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Campus Itumbiara), e professor efetivo (nível IV) da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (SEDUCE/GO). Possui experiência nas áreas de Formação de Professores de Língua Portuguesa e Literatura, Formação do leitor, Literatura Brasileira contemporânea, Relações entre violência e poder na literatura e Prosa de Rubem Fonseca.

Renata Rocha Ribeiro, Faculdade de Letras/Universidade Federal de Goiás.

(Orientadora) É bacharel em Letras/ Literatura (2002), mestre em Estudos Literários (2005) e doutora em Estudos Literários (2010) pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Poéticas da Modernidade e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da narrativa, literatura brasileira e Osman Lins. Desenvolve a pesquisa de pós-doutoramento intitulada "Memórias da ditadura em romances de Adriana Lisboa e María Teresa Andruetto" junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (2018-2019).

Referências

ALVES, José Eustáquio Diniz. A linguagem e as representações da masculinidade. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Ciências Estatísticas/IBGE, 2004.

BECHARA, Evanildo. Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

BOSI, Alfredo. Situação e formas do conto brasileiro contemporâneo. In: BOSI, Alfredo (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 2002.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kühner. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

CANDIDO, Antonio. A nova narrativa. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite. 6. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

CUCHE, Denys. Cultura e identidade. In: CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Trad. Viviane Ribeiro. 2. ed. São Paulo: EDUSC, 2002.

ELIAS, Norbert. Mudanças na agressividade. In: ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes (vol. 1). Trad. Ruy Jungmann. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

FONSECA, Rubem. Pequenas criaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

FONSECA, Rubem. Ela e outras mulheres. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

FONSECA, Rubem. O Cobrador. In: FONSECA, Rubem. O Cobrador. 4. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2010.

FONSECA, Rubem. Histórias curtas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FOUCAULT, Michel. Poder e saber. In: FOUCAULT, Michel. Estratégia, poder-saber. Trad. Vera Lucia Avellar Ribeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. (Coleção Ditos e Escritos (IV))

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 41. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.

MARTÍNEZ, Tomás Eloy. Introdução: a sinfonia do Mal. In: FONSECA, Rubem. 64 contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

SEGATO, Rita Laura. Território, soberania e crimes de segundo Estado: a escritura nos corpos das mulheres de Ciudad Juarez. Trad. Anand Dacier. Revista Estudos Feministas, Florianópolis-SC, v. 13, n. 2, p. 265-285, maio/ago., 2005.

Downloads

Publicado

19.12.2018

Como Citar

DA SILVA JUNIOR, C.; RIBEIRO, R. R. A TORTURA COMO INSTRUMENTO DE VINGANÇA NO CONTO FONSEQUIANO. Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 2, p. 201–213, 2018. DOI: 10.18224/gua.v8i2.6452. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/6452. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos