ALICE INANIMADA: ANÁLISE E RECEPÇÃO DA NOVELA DIGITAL VOLTADA À GERAÇÃO DO SÉCULO XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/gua.v8i2.6859

Palavras-chave:

Literatura digital. Literatura Infantil e Juvenil. Alice Inanimada. Digital Literature, Children's and Juvenile Literature, Inanimate Alice.

Resumo

O presente artigo pretende analisar a novela digital Alice Inanimada, episódio 1-China e episódio 2-Itália, de Kate Pullinger e Chris Joseph, com intuito de verificar como os autores conjugam hipertextos e recursos midiáticos (sons, imagens e movimentos) e se o estético se manifesta nas obras, ao dialogar a imagem visual e a palavra, e como se dá a inserção da música na interação entre o verbal e o não verbal. Além disso, apresentar a aplicação de uma experiência-piloto, em uma escola pública de Anadia e em Coimbra, em Portugal, com intuito de avaliar a recepção da obra, pelos alunos de duas turmas do 6.º ano e uma do 8.º ano, assim como pelas professoras das turmas.

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Biografia do Autor

Alice Atsuko Matsuda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR-Curitiba)

Pós-Doutora pela Universidade de Coimbra. Doutora em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Letras-Literatura e Ensino pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Letras-Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Letras Anglo-Portuguesas e Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL)

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Publicado

19.12.2018

Como Citar

MATSUDA, A. A. ALICE INANIMADA: ANÁLISE E RECEPÇÃO DA NOVELA DIGITAL VOLTADA À GERAÇÃO DO SÉCULO XXI. Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 2, p. 136–148, 2018. DOI: 10.18224/gua.v8i2.6859. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/6859. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos