SÍNTESE LÍRICO-FILOSÓFICA EM <em>HAI KAIS: AOS OLHOS DE OLÍ, </em>DE LÍLIA APARECIDA PEREIRA DA SILVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/gua.v9i1.7693

Palavras-chave:

Síntete poética, Haicai, Lília Aparecida Pereira da Silva

Resumo

Lília Aparecida Pereira da Silva é escritora, poeta, advogada, romancista, psicóloga, jornalista, tradutoras, pintora, teatróloga, constista, historiados infantil, pintora, desenhista, musicista e ilustradora de livros. Tem publicado 128 livros nas áreas de Literatura: poesia, romance, literatura infantil, Artes plásticas (pintura, desenho), Didáticos de Direito e de Psicologia. Lília Aparecida Pereira da Silva nasceu em Itapira (SP). Reside em São Paulo (SP). Os haicais de Lília Aparecida Pereira da Silva acentuam a força da arte, da síntese e poesia. Assim, nessa maneira de articular os haicais, Na configuração de um fazer poético centrado na síntese e lirismo dos tankas e haicais, observa-se em Lília Silva, bem como nos poetas mencionados, uma essência de uma observação/contemplação da natureza centrados no olhar atento e na construção de poemas-sínteses embasados na força da linguagem sintética e na sintonia de eu/natureza/mundo e de um olhar de contemplação à vida e à natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Donizeti da Cruz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008), no Programa de Pós-graduação em Letras, área de Estudos da Literatura, sob orientação do Prof. Dr. Gilberto Mendonça Teles, com o estudo intitulado Lília Aparecida Pereira da Silva: Poesia, Imaginário e Criação Artística. Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018), na área de Letras, sob orientação da Profa. Dra. Maria de Fátima Gonçalves Lima, com estudos sobre Lírica, Natureza e Imaginário: tankas e haikais. Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). Especialização em Literatura Brasileira e Linguística, pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Letras Português Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1985). Ministra aulas de Lírica e Sociedade, e Literatura Comparada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras - Área de concentração em Linguagem e Sociedade, em nível de Mestrado e Doutorado na UNIOESTE, campus de Cascavel. Atualmente integra os Conselhos Editoriais das Revistas: LL Lengua y Literatura CUNY, The Graduate Center, New York; Línguas & Letras (Unioeste); Revista Trama (Cascavel); Anais da Jornada de Estudos Linguísticos e Literários; Literatura, História e Memória. Membro efetivo da ABRALIC, Membro efetivo do GT - Teoria do texto poético (ANPOLL) e Membro efetivo da IASA - International American Studies Association. Integra a equipe de Editores do LL jounal LL Lengua y Literatura (CUNY - New York). Faz parte do Comitê Editorial da Revista Textopoético (GT- Teoria do Texto Poético - ANPOLL). É membro efetivo dos seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Literatura Brasileira: sociedade e mito - UNIOESTE (vice líder); Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura UNIOESTE (pesquisador); Estudos de Poesia Brasileira Moderna e Contemporânea UFG (pesquisador); LER: Leitura, Ensino, Recepção UNB (pesquisador). Membro do Grupo Investigación de la Literatura Comparada (GILC), del Instituto de Investigaciones Literarias Gonzalo Picón Febres - Facultad de Humanidades y Educación - Universidad de Los Andes (Mérida-Venezuela). Sócio da ADUC - Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, poesia, imaginário, modernidade, memória, cultura e sociedade. Consultor ad-hoc da Fundação Araucária. Consultor ad-hoc.CAPES. Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária.

Referências

BORDINI, Maria da Glória. A orientalização da poesia brasileira. JORNADA NACIONAL DE LITERATURA, 6. Passo Fundo: UPF, 1993.

BORGES, Jorge Luis. Dezessete haiku. Tradução de Amálio Pinheiro. São Paulo: Arte Pau-Brasil, 1990.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

COHEN, Jean. A plenitude da linguagem: teoria da poeticidade. Coimbra: Almedina, 1987.

DANIEL, Cláudio. Haikai: som e imagem. Dimensão. Revista Internacional de Poesia, Uberaba, MG, ano 18, n. 27, p. 51-53, 1998.

DEL PICHIA, Menotti. In: SILVA, Lília A. Pereira da. Desenho e pintura. São Paulo: Scortecci, 2002.

HUIZINGA, Johan. A poesia e o jogo. In: HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1990.

LOPES ALVAREZ, Enrique. In: SILVA, Lília A. Pereira da. Desenho e pintura. São Paulo: Scortecci, 2002.

MEIRELES, Cecília: In: SILVA, Lília A. Pereira da. 33 anos de poesia. São Paulo: Scortecci, 1991. (v. 2).

SILVA, Quirino da. In: Lília A. Pereira da Silva: Desenho e pintura. São Paulo: Scortecci, 2002.

RUIZ, Alice. A orientalização da poesia brasileira. JORNADA NACIONAL DE LITERATURA, 6. Passo Fundo: UPF, 1993.

RUIZ, S. Alice. Jardim de Jaijin. Ilustrações Fê. São Paulo: Iluminuras, 2012.

SILVA, Lília Aparecida Pereira da. 33 anos de poesia. São Paulo: Editora JS, 1991. (v. 1-2).

SILVA, Lília Aparecida Pereira da. Hai Kais: aos olhos de Olí. São Paulo: Scortecci, 2000.

SILVA, Lília Aparecida Pereira da. Desenho e pintura. São Paulo: Scortecci, 2002.

Downloads

Publicado

05.05.2020

Como Citar

DA CRUZ, A. D. SÍNTESE LÍRICO-FILOSÓFICA EM <em>HAI KAIS: AOS OLHOS DE OLÍ, </em>DE LÍLIA APARECIDA PEREIRA DA SILVA. Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura, Goiânia, Brasil, v. 9, n. 1, p. 51–67, 2020. DOI: 10.18224/gua.v9i1.7693. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/7693. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos