A PRENDER O DIZER: APRENDER A DIZER

Autores

  • ANDRÉ WINTER NOBLE Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18224/gua.v8i2.6465

Palavras-chave:

Lembrar e Esquecer. Prender o Dizer. Soltar o Dizer. Remembering and Forgeting. Hold the Tell. Drop the Tell.

Resumo

Este ensaio parte dos livros Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos, Estação Carandiru, de Dráuzio Varella e Diário de Fernando: nos cárceres da ditadura militar brasileira, de Frei Betto, obras as quais foram escritas a partir da rememoração de cada uma dessas vidas no cárcere, seja como médico ou como prisioneiro político. A partir dessa trinca de livros e autores que se debruçaram sobre suas múltiplas e multiformes experimentações do/ no/ com o cárcere, nos debruçamos sobre o que de lá é trazido para dentro dos corpos e para fora da prisão. E trazemos essas questões a fim de alcançar a própria forma como tais cerceamentos da liberdade influem no dizer. Para tanto, nosso percurso narrativo se dará a partir do lembrar e o esquecer, atos esses que compõem todo e qualquer ato de narrar, particularmente o empregado na construção das figuras que, de dentro de tais redomas eclodem e, para lá retornam através do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANDRÉ WINTER NOBLE, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Letras (Estudos de Literatura: Teoria, Crítica e Comparatismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorando em Artes Visuais (História, Teoria e Crítica: Obras de Arte e seus Processos Constitutivos) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado e Mestre em Artes Visuais (Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano / PPG — Artes Visuais) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Referências

BENJAMIN, W. Rua de mão única : infância berlinense : 1900. Tradução e edição: João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BETTO, F. Diário de Fernando: nos cárceres da ditadura militar brasileira. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

GAGNEBIN, J. M. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

RAMOS, G. Memórias do cárcere. São Paulo: Editora 34, 2013.

SCHNEIDER, M. Ladrões de palavras: ensaio sobre o plágio, a psicanálise e o pensamento. Campinas: Unicamp, 1990.

VARELLA, D. Estação carandiru. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Downloads

Publicado

19.12.2018

Como Citar

NOBLE, A. W. A PRENDER O DIZER: APRENDER A DIZER. Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 2, p. 214–23, 2018. DOI: 10.18224/gua.v8i2.6465. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/6465. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos