Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaramos que este texto enviado para avaliação é de nossa própria autoria e que não foi retirado de outros trabalhos. Dados pesquisados em fontes diversas são citados mediante nota bibliográfica ou explicativa, corretamente relacionados numa lista de títulos ao final do texto. Compreendemos que o plágio acadêmico é delito grave e que a Universidade tem meios legais para lidar com tal situação. Diante disso, estamos cientes de que nosso texto será submetido a um detector de plágio, após ser aceito pelo Editor da Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, RTF ou WordPerfect.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES DE ESCRITA DOS TEXTOS

A Revista Guará, de Linguagem e Literatura, aceita para publicação ensaios e artigos inéditos em sua especialidade: teoria da literatura; estudos linguísticos sobre línguas e/ou literaturas clássicas e modernas; teorias linguísticas; estudos sobre ensino de línguas e literatura, de conformidade com o tema definido para cada número.

Os trabalhos (artigos, resenhas, poemas e contos ...) deverão ser submetidos eletronicamente via Sistema de Revista Eletrônica no site da PUC Goiás após cadastro no sistema.

Artigos podem ser enviados em qualquer época do ano e, se aprovados, serão publicados nos próximos números da revista.

Os artigos e outros textos para publicação deverão ser digitados em Word, papel A4, entrelinha 1,5, fonte Arial 12, alinhamento justificado, margens superior/esquerda com 3cm e inferior/direita com 2cm.

Os originais para publicação deverão, de modo geral, ter a seguinte extensão: artigos, estudos/ensaios teóricos, entrevistas, traduções autorizadas, revisão crítica da literatura especializada na área (no mínimo 10 e no máximo 15 páginas); debates, comunicações (no máximo 8 páginas), resenhas, notas sobre o campo de estudo (no máximo 5 páginas).

Excepcionalmente poderão ser publicados artigos e outros textos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil, desde que autorizados.

A critério do Conselho Editorial, serão aceitas colaborações nos seguintes idiomas: português, espanhol, francês, inglês, italiano.

As ilustrações (quadros, tabelas e figuras) devem aparecer no corpo do texto, o mais próximo possível do trecho correspondente com título e fonte. É indispensável que estejam com imagem de boa qualidade, adaptáveis à impressão em preto e branco.

Quanto à normalização do texto, as citações deverão estar de acordo com o padrão da NBR 10520 (ABNT, 2001). Para as menções a autores, no correr do texto, recomenda-se o sistema autor-data. Exemplo: De acordo com Silva (1990, p. 58) ou ...(SILVA,1990,p.58).
As notas explicativas devem ser numeradas e remetidas ao fim do texto.
As referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, de acordo com a NBR 6023 (ABNT, 2002). O destaque do nome das obras deverá ser em itálico.
Exemplo: — Monografia MATOS, K. C. de. Ministérios de mulheres em cartas paulinas: exegese e análise do discurso. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006. — Livro ARAÚJO, E. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 20.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. — Artigo em revista com autor identificado MATOS, K. C. Brasil e Portugal: diferenças e polêmicas de alguns pronomes. Estudos, Humanidades, Goiânia, v. 28, n. 3, p. 461-472, maio/jun. 2001. — Trabalhos disponíveis na Internet DUARTE, S. N. Língua viva. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 ago. 2000. Disponível em: . Acesso em: 6 ago. 2000. 10.30.05. ? Matérias que não contenham as referências ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. ? Quanto à estrutura do artigo, deve conter: título em maiúsculo e negrito na língua de origem e outro em inglês, nome do autor abaixo do título e com nota de rodapé contendo a maior titulação acadêmica, instituição de vinculação, área de atuação e endereço eletrônico. Em seguida deve vir um resumo em português e outro em inglês, com até sessenta palavras, seguidos de três a cinco palavras-chave, tanto na língua de origem do texto quanto em sua respectiva tradução para o inglês. Além da Introdução e Conclusão, o artigo deve conter alguma subdivisão. ? Os autores deverão apresentar seus textos após uma revisão ortográfica e gramatical. ? Quanto à seleção do texto, o(a) autor(a) será comunicado(a) do recebimento de sua colaboração no prazo de até trinta dias. Os trabalhos recebidos serão apreciados inicialmente pelos Editores. Se estiverem dentro das normas da revista, serão encaminhados à avaliação de dois ou mais membros do Conselho Consultivo ou pareceristas ad hoc por eles indicados, com reconhecida competência na área de conhecimento, com garantia de sigilo e anonimato tanto da autoria quanto do(a) parecerista. ? O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Guará. Todo material destinado à publicação já aprovado pela revista, não mais poderá ser retirado pelo autor sem a prévia autorização do Conselho Editorial. ? Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores. Caso sejam encaminhados para publicação em outros meios de divulgação deverão fazer constar a edição original, ou seja, a legenda da revista Guará em que o texto foi publicado.

Depoimentos

Seção destinada a depoimentos, relatos de experiência, testemunhos acerca de eventos, autores, obras que abordem o objetivo de divulgação da revista.

Conto

Aceitam-se contos em língua portuguesa.
Os contos deverão ter no mínimo 1 e no máximo 10 páginas digitadas, em fonte Arial, corpo 12, espaçamento de 1.5. Margens de 3 cm.

Poema

ceitam-se poemas em língua portuguesa. As poemas deverão ter no mínimo 1 e no máximo 5 páginas digitadas, em fonte Arial, corpo 12.
Quanto à identificação, fica a critério do autor o uso do próprio nome, pseudônimo ou autor anônimo.
O formato do documento precisa-se ser em .doc ou .docx.

Política de Privacidade

Os nomes dos autores de trabalhos submetidos à avaliação para que sejam publicados serão usados somente para os propósitos da revista. Por isso, suas publicações dar-se-ão apenas no corpo deste periódico, quando selecionados. Também, os endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.