THE NEW WORLD ORDER PROJECT WORK – WIND OF CHANGE: SOBRE O ENSINO INTERDISCIPLINAR DE INGLÊS INSTRUMENTAL CRÍTICO

José Reinaldo Felipe Martins Filho, Eurípedes Garcia Batista

Resumo


Este artigo apresenta-se como um relato de experiência a partir do The New World Order Project Work – Wind of Change, realizado junto às turmas do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Centro de Orientação e Valorização da Adolescente e Mulher (ECOVAM), no município de Aparecida de Goiânia, em Goiás. Propõe-se no contexto de ensino e aprendizagem de inglês embasado pela abordagem interdisciplinar instrumental a tentativa de quebra dos paradigmas vigentes no ensino dessa língua em uma escola de Ensino Fundamental da rede pública. Como principais objetivos ressalta-se o maior empenho dos estudantes como protagonistas de seu processo de aprendizagem, bem como melhores índices de participação nas aulas, interação com os demais e apropriação dos conhecimentos discutidos.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Inglês Instrumental; Ensino Crítico

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993.

CELANI, M. A. Alba. O ensino de línguas é essencial. Nova Escola, São Paulo, n. 116, p. 27-29, dez. 1989.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.

FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Tradução de Walter O. Schluppe e Carlos C. Aveline. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for specific purposes: a learning-centred approach. Cambridge University Press, 1987.

MORIN, Edgar. Educação ambiental na escola: objetivos conceitos e estratégias pensamento sistêmico e pensamento complexo. EDIC, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/gua.v9i1.7383

Rodapé - Fragmentos
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


GUARÁ | Departamento de Letras | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 2237-4957 | Qualis B2

Visitantes - (05/09/2017 - 25/06/2020)

Fonte: Google Analytics.