MEMÓRIA E INSCRIÇÃO: A DOAÇÃO DA BIBLIOTECA DE GILBERTO MENDONÇA TELES

Autores

  • Rosemary Ferreira de Souza Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Lyslei Souza Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.18224/gua.v8i2.6955

Palavras-chave:

Biblioteca pessoal. Gilberto Mendonça Teles. Doação. Personal library. Gilberto Mendonça Teles. Donation. UFG..

Resumo

A biblioteca pessoal do escritor Gilberto Mendonça Teles foi doada a Universidade Federal de Goiás – UFG. Ao eleger essa instituição como guardiã do seu valioso e importante acervo, reunido ao longo de mais de sessenta anos, o escritor espera salvaguardar da dispersão os seus livros, além de contribuir para o usufruto da comunidade acadêmica – alunos, professores, pesquisadores e demais interessados. Esta comunicação refletirá sobre a relação do autor com o arquivo e a biblioteca, como espaços de preservação de memória. A biblioteca particular do autor seria, a partir dessa reflexão, um patrimônio legítimo que expressa não só a sua formação, conhecimento e cultura como também documenta o sentido da sua atuação e do seu compromisso intelectual como professor, poeta e crítico literário

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemary Ferreira de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutoranda em Letras: Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários / UFMG (2018). Mestre em Letras / Estudos Literários, com ênfase em Literatura Brasileira, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Graduada em Letras Português pela mesma instituição. É membro correspondente da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, UBE / RJ. É autora do livro Poesia e crítica: Trilogia Poética de Gilberto Mendonça Teles (2015), resultado da pesquisa de mestrado, laureado com o Prêmio de Crítica Literária “Afrânio Coutinho”, concedido pela União Brasileira de escritores do Rio de Janeiro - UBE / RJ (Prêmios da Diretoria - 2015). Tem experiência na área de Letras, atuando em temas afins. Áreas de interesse de pesquisa: Poesia, Crítica literária, Processo criativo, Erotismo e linguagem, Estudo de epígrafes, Literatura e cidades, Arquivo e Biblioteca do autor.

Lyslei Souza Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutora em Letras: Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-Doutora pela Universidade de Buenos Aires, Argentina (2003) e pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada IV na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada e Judaica. Coordenadora do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG e Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG (2016-2018 e 2018-2020). Editora da "Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG". Membro do GT de Literaturas Estrangeiras da ANPOLL desde 2012. Coordenadora do GT de Literaturas Estrangeiras da ANPOLL no biênio 2014-2016 e 2016-2018. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Isaac de Castro Tartas - USP. Vencedora do 2015-2016 Travel Award for Latin American Jewish Research na Universidade do Texas em Austin, pelo Schusterman Center for Jewish Studies. University Affiliate Visiting Scholar/Visiting Researcher (10/2015) na Universidade do Texas em Austin, EUA.

Referências

BORGES, Jorge Luis. Obras Completas. Vol. 1. São Paulo: Globo, 1999.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990.

MANGUEL, Alberto. A biblioteca à noite. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

MANGUEL, Alberto. A biblioteca à noite. Trad. Rita Almeida Simões. Lisboa: Edições Tinta da China, 2016.

MILANESI, Luís. Biblioteca. São Paulo: Ateliê, 1994.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Proj. História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, dez. 1993.

SOUZA, Rosemary Ferreira de. Enviando email: Doc. Arquivo e Biblioteca. docx. “Termo de doação da Biblioteca de GMT a Universidade Federal de Goias – UFG”. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 24 mar. 2018.

TELES, Gilberto Mendonça. Doc. Arquivo e Biblioteca. Enviando email: Doc. Arquivo e Biblioteca. docx. “Termo de doação da Biblioteca de GMT a Universidade Federal de Goias–UFG”. [Mensagem pessoal]. Mensagem enviada para em 24 de mar. 2018.

TELES, Gilberto Mendonça. Linear G. Prêmio Jabuti. São Paulo: Hedra Editora, 2010. p. 42.

TELES, Gilberto Mendonça Teles. Livreto Doutor Honoris Causa: Gilberto Mendonça Teles. Goiânia: PUC de Goiás, 2014. p. 33.

Downloads

Publicado

19.12.2018

Como Citar

SOUZA, R. F. de; NASCIMENTO, L. S. MEMÓRIA E INSCRIÇÃO: A DOAÇÃO DA BIBLIOTECA DE GILBERTO MENDONÇA TELES. Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 2, p. 233–243, 2018. DOI: 10.18224/gua.v8i2.6955. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/6955. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos