<b>First World War on Europe and the War Literature in Periods of Great Difficulty</b> (ACESSO SUSPENSO AO ARTIGO VISTO ESTABELECIMENTO DE PROCESSO DE ANÁLISE DE INTEGRIDADE ACADÊMICA)

Autores

  • Ricardo Santos David FCU - Florida Christian University / EUA.

Palavras-chave:

First World War, Trench Warfare, Naval warfare, Great European War, War literature, Primeira Guerra Mundial, Guerra das Trincheiras, Batalhas navais, Grande Guerra Europeia, Literatura de guerra

Resumo

Nowadays, one hundred years after the greatest sea and trench battles, a question is posed: how could this Great European War change not only the continental configurations, but also the concepts of war and war literature? Until the nineteenth century, many saw war as some heroic act through which men could prove their bravery in an open fight, facing the enemy directly. By means of new weapon technology, death comes invisibly: gas, submarines, long-range artilleries, mines, airplanes, tanks, and machine guns. War strategies are altered and the feeling of a worthy fight in order to defend one’s homeland is ended. In this article, the great disillusion with war will be exemplified in the following romances: Erich Maria Remarque’s All Quiet in the Western Front (1929); concerning land warfare, Vicente Blasco Ibáñez’s The Four Horsemen of the Apocalypse (1916), as well as Reinhard Göring’s Expressionist drama Seeschlacht (1917).

Primeira Guerra Mundial sobre a Europa e a Literatura de Guerra em Períodos de Grandes Dificuldades

Hoje, cem anos depois das maiores batalhas navais e de trincheiras, cabe a pergunta: como esta Grande Guerra Europeia mudou não somente as configurações do continente, mas também os conceitos de guerra e de literatura de guerra? Até o século XIX, a guerra era vista por muitos como um ato heroico, pelo qual os homens podiam comprovar a sua valentia numa luta aberta, encarando diretamente o inimigo. Com a nova tecnologia de armas, a morte vem de forma invisível: gás, submarinos, artilharias de longo alcance, minas, aviões, tanques e metralhadoras. Muda-se a estratégia bélica e finda o sentimento de uma luta nobre para defender a pátria. Neste artigo, a grande desilusão com a guerra será exemplificada através dos romances Nada de novo no front (1929) de Erich Maria Remarque, Os quatro cavaleiros do Apocalipse (1916) de Vicente Blasco Ibáñez, abarcando a guerra terrestre, assim como o drama expressionista Batalha naval (1917) de Reinhard Göring.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, FCU - Florida Christian University / EUA.

Pós-Doutorado em Educação: Formação de Professores: FCU - Florida Christian University / EUA. Mestrado e Doutorado e Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias. Especialista em docência do ensino superior. Pesquisador no centro de estudos da linguagem pela Uniatlantico - Espanha.

Referências

BLASCO IBÁÑEZ, V.: Historia de la guerra europea de 1914: ilustrada com millares de dibujos, fotografias y laminas. Vol.1. Valencia: Prometeo, 1914. Disponível em: https://ia801406.us.archive.org/10/items/historiadelaguer01blas/historiadelaguer01blas.pdf, acesso em 15/06/2016.

BLASCO IBÁÑEZ, V. Los cuatro jinetes del Apocalipsis. Madrid: Alianza Editorial, 2008.

CORNELSEN, E. Cenas literárias da Primeira Guerra Mundial: Ernst Jünger e Erich Maria Remarque. In: CORNELSEN, E. BURNS, T. (org.), Literatura e guerra. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. p. 29-54.

GÖRING, R. Seeschlacht. Berlim: S. Fischer Verlag, 1918. Disponível em: Acesso em 28 de fev. 2016.

KREUZER, H. Fatalistischer Heroismus, “Willkommener Tod” Reinhard Goering Miszellen (mit Nachlasszitaten). Rice University Studies, 57, 4, p. 89-110, 1971.

REMARQUE, E. M. Nada de novo no front. Rio de Janeiro: Editora Abril, 1974.

Downloads

Publicado

30.06.2017

Como Citar

DAVID, R. S. <b>First World War on Europe and the War Literature in Periods of Great Difficulty</b> (ACESSO SUSPENSO AO ARTIGO VISTO ESTABELECIMENTO DE PROCESSO DE ANÁLISE DE INTEGRIDADE ACADÊMICA). Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura, Goiânia, Brasil, v. 7, n. 1, p. 11 págs., 2017. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/5565. Acesso em: 28 mar. 2024.