Dossiê temático Especial: Religião, Espiritualidade e Saúde
v. 33 (2023)

Inúmeras pesquisas tem demonstrado que desde os primórdios da humanidade a relação entre religião, espiritualidade saúde é muito estreita. Muitas civilizações antigas desenvolveram  seu serviço de saúde é na figura de um sacerdote médico, como, por exemplo, o poder divino de cura das figuras de xamãs, dos pajés das tribos indígenas, dos druidas das antigas civilizações europeias e dos curandeiros e feiticeiro das tribos africanas e da Oceania. Do ponto de vista da experiência religiosa e da saúde das pessoas, nos momentos limites de existência, ocorre uma busca intensa pela espiritualidade, visando restabelecer o significado profundo da vida. A constituição deste dossiê vem da consciência e da oportunidade de se promover novos saberes o trocas entre o âmbito das Ciências da Religião e pesquisas em espiritualidade/religiosidade (E/R) e saúde. Apesar do grande número de estudos a pontarem a relevância E/R na saúde, a integração desta dimensão nas práticas do cuidado permanece um desafio e, por isso, o objetivo deste dossiê é fomentar a troca de conhecimento, diálogo e reflexão teórica e empírica entre pesquisadores e pesquisadoras que investigam a interface entre E/R e saúde. Assim, o dossiê acolherá estudos empíricos e teóricos que avancem a intersecção entre espiritualidade/religiosidade e saúde em diversos contextos informes, tais como: Saúde Mental, espiritualidade em Cuidados Paliativos, modelos de cuidados espiritual, coping espiritual/religioso, resiliência, sentido da vida qualidade de vida e bem estar, vitalidade subjetiva afetos, concepções de morte, processo de cura, enfrentamento da ideação suicida e outros temas afins.


 

Fraternidade e Educação: Fala com sabedoria, ensina com amor (Pr 31, 26)
v. 32 n. 1 (2022)

“A proposta da Campanha da Fraternidade de 2022 é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Além disso, buscará refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum” (CF 2022). Diante disso, o objetivo desse Dossiê é congregar textos que abordam a temática: “Fraternidade e Educação: Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26), em suas amplas possibilidades no campo dos estudos: Bíblia, Teologia, Filosofia, Educação, História, Antropologia, Sociologia e Direito. Considerem também o horizonte do Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco.

ÉTICA E POLÍTICA
v. 27 n. 4 (2017)

Sacred Texts and Literature / Textos Sagrados e Literatura
v. 27 n. 3 (2017)

Literatura e Sagrado, dois modos de conhecimento no mundo, duas vias de aproximação entre culturas e sociedades, são objetos que desafiam as fronteiras e os diálogos pluridisciplinares na universidade e na sociedade. De modo específico, este número abordará a questão das literaturas sagradas das religiões, também orais, e como as mesmas repercutem na literatura brasileira e internacional através de romances, contos e poesias e visualidades. Serão acolhidos textos exegético-hermenêuticos, bem como textos comentando as relações do sagrado em suas manifestações literárias. Nesse sentido, com vistas a contribuir com a divulgação de pesquisas pertinentes ao âmbito das temáticas referentes à Literatura e ao Sagrado, a Revista Fragmentos de Cultura 2017/3, convida autores e autoras a publicarem seus artigos ou resenhas, de modo a contribuir com a reflexão e o debate no ambiente acadêmico, divulgando e compartilhando, assim, as pesquisas realizadas.

EPISTEMOLOGIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DE CONSUMO
v. 27 n. 2 (2017)

O presente número da Revista Fragmentos de Cultura quer reunir artigos voltados para os estudos da Epistemologia e da Educação, no contexto da Sociedade de Consumo, na qual vivemos. A partir de referenciais das diversas áreas de conhecimento das Ciências Humanas pretende-se contribuir para a construção de saberes e poderes que estejam a serviço da vida, pautada na ética do cuidado, da justiça e da solidariedade. Faz-se necessário, portanto, não apenas denunciar sistemas consumistas, de exploração de pessoas e do ambiente, mas também oferecer subsídios, experiências e referenciais teóricos na construção de relações justas, boas e prazerosas em todas as dimensões da vida.
Além da Sessão Temática, há espaço para Artigos Avulsos e Resenhas.

Bullyng
v. 26 n. 1 (2016)

Fragmentos de cultura
v. 25 n. 3 (2015)

Fragmentos de Cultura
v. 25 n. 2 (2015)

Fragmentos de Cultura
v. 25 n. 1 (2015)

Fragmentos de Cultura
v. 24 n. 4 (2014)

Fragmentos de Cultura
v. 24 n. 3 (2014)

Fragmentos de Cultura
v. 24 n. 2 (2014)

Fragmentos de Cultura
v. 24 n. 1 (2014)

Fragmentos de Cultura
v. 23 n. 1 (2013)

Filosofia
v. 21 n. 3 (2011)

Idades
v. 20 n. 3 (2010)

Ciências da Religião
v. 19 n. 6 (2009)

Filosofia
v. 19 n. 5 (2009)

Literatura
v. 19 n. 4 (2009)

Ciências da Religião
v. 19 n. 3 (2009)

Literatura Sagrada
v. 19 n. 1 (2009)

Interdisciplinar II
v. 18 n. 5 (2008)

Filosofia II
v. 18 n. 4 (2008)

Interdisciplinar
v. 18 n. 2 (2008)

Fragmentos, Vol.17, No.3/4 (2007) Unati
v. 17 n. 2 (2007)

Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 17, n. 3/4, mar./abr. 2007.

Fragmentos, Vol.17, No.1/2 (2007) Filosofia
v. 17 n. 1 (2007)

Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 17, n. 1/2, jan./fev. 2007.

Fragmentos de Cultura, v.16, n.9/10, set./out. 2006
v. 16 n. 910 (2006)

História e Cinema