CRÍTICA À FORMAÇÃO DO <i>GENTIL-HOMEM</i> DE LOCKE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CAPITAL

Conteúdo do artigo principal

Liliane Barros Almeida
Aline de Fátima Sales Silva

Resumo

John Locke viveu em uma época em que o capitalismo, ainda que de forma incipiente, se estruturava e com o olhar acurado já era possível observar os rumos pelos quais a sociedade iria trilhar nos séculos posteriores. A burguesia se fortalecia vigorosa e o consistente e o contínuo comércio internacional movimentava a Inglaterra e os homens de seu tempo. Para o empirista inglês, ao nascer, o homem é como uma tábula rasa, uma folha de papel em branco que somente a partir da experiência sensível pode-se lhe imprimir na mente todo o conhecimento do mundo. Nesse sentido o homem é partícipe ativo de suas construções, tanto no campo do conhecimento como da ação política. É ele o responsável por suas escolhas e por seu destino, no modelo liberal de sociedade elaborado por Locke. Para além da formação do homem industrioso proposta por Locke é necessário formar para a convivência, para a ética, a justiça e o bem, superando a esfera do imediato, do supérfluo, do lucro, do que é venal, numa concepção crítica da existência que considere o ser, a essência, a verdade, a virtude, enfim, os valores perenes da existência individual e coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ALMEIDA, L. B.; SILVA, A. de F. S. CRÍTICA À FORMAÇÃO DO <i>GENTIL-HOMEM</i> DE LOCKE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CAPITAL. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 2, p. 200–208, 2019. DOI: 10.18224/frag.v29i2.7411. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7411. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Liliane Barros Almeida, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Mestre em Educação pela UFG Especialista em Docência do Ensino Superior pela PUC Goiás Graduada em Pedagogia pela UFG Professora na PUC Goiás Professora na UEG

Aline de Fátima Sales Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutoranda do Programa de Especialista em Gestão Educacional pela UEG Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás Pós-graduação em Educação pela UFG Graduada em Pedagogia pela UFG Membro do grupo de estudos de Filosofia e Educação da Faculdade de Educação da UFG

Referências

CHAUI, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n .24. set./dez. 2003.

COELHO, Ildeu Moreira. Universidade e formação de professores. In: GUIMARAES, V. S. (org.). Formar para o mercado ou para a autonomia? São Paulo: Papirus, 2006. p. 43-63.

FREIRE. Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JORGE FILHO, Edgar José. Moral e história em John Locke. São Paulo: Loyola, 1992.

JAEGER, Werner Wilhelm. Paideía: a formação do homem grego. Tradução: Artur M. Parreira. 3. ed. São Paulo: M. Fontes, 2010.

JAPPE, Alselm. As aventuras da mercadoria: para uma nova crítica do valor. Tradução: José Miranda Justo. Lisboa: Antígona, 2006.

LOCKE, Jonh. Pensamientos sobre la Educación. Tradução: La Lectura y Rafael Lasaleta. Madrid: Ediciones Akal S. A, 1986.

LOCKE, Jonh. Carta acerca da tolerância: segundo tratado sobre o governo: ensaio acerca do entendimento humano. Tradução: Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 10.ed. São Paulo: Ática, 2008.

SANTOS, Laymert Gracia dos. Tecnologia, perda do humano e crise do sujeito do direito. In: OLIVEIRA, Francisco de (org). Os sentidos da democracia: políticas do dissenso e hegemonia global. Petropólis, RJ: Vozes, 1999.

SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. Tradução: Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleção Os Economistas).