CRÍTICA À FORMAÇÃO DO <i>GENTIL-HOMEM</i> DE LOCKE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CAPITAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
CHAUI, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n .24. set./dez. 2003.
COELHO, Ildeu Moreira. Universidade e formação de professores. In: GUIMARAES, V. S. (org.). Formar para o mercado ou para a autonomia? São Paulo: Papirus, 2006. p. 43-63.
FREIRE. Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JORGE FILHO, Edgar José. Moral e história em John Locke. São Paulo: Loyola, 1992.
JAEGER, Werner Wilhelm. Paideía: a formação do homem grego. Tradução: Artur M. Parreira. 3. ed. São Paulo: M. Fontes, 2010.
JAPPE, Alselm. As aventuras da mercadoria: para uma nova crítica do valor. Tradução: José Miranda Justo. Lisboa: Antígona, 2006.
LOCKE, Jonh. Pensamientos sobre la Educación. Tradução: La Lectura y Rafael Lasaleta. Madrid: Ediciones Akal S. A, 1986.
LOCKE, Jonh. Carta acerca da tolerância: segundo tratado sobre o governo: ensaio acerca do entendimento humano. Tradução: Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 10.ed. São Paulo: Ática, 2008.
SANTOS, Laymert Gracia dos. Tecnologia, perda do humano e crise do sujeito do direito. In: OLIVEIRA, Francisco de (org). Os sentidos da democracia: políticas do dissenso e hegemonia global. Petropólis, RJ: Vozes, 1999.
SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. Tradução: Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleção Os Economistas).