DO PLANO NACIONAL AOS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

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Márcia Cecília Vassoler

Resumo

Em 2014, foi aprovado o Plano Nacional de Educação - PNE, Lei Nº 13.005/2014, o qual contém diretrizes, metas e estratégias de amplo alcance, as quais requerem ações articuladas entre os Estados-membros. Mediante as ações articuladas os Estados-membros se comprometeram em implementar planos estaduais e municipais, acompanhando o cumprimento das metas para que estas se tornassem realidade, no que tange a qualidade da educação brasileira. O presente artigo tem por objetivo contextualizar o PNE (2014-2024) e os Planos Estaduais de Educação, destacando a importância do Monitoramento e Avaliação. De abordagem qualitativa, foi utilizada a análise documental em que toma como fonte de dados os documentos que norteiam os Planos de Educação em âmbito nacional e estadual. Para a análise dos documentos utilizou-se a análise de conteúdo. Como resultados constatou-se que frente às implementações dos Planos Educacionais, destaca-se a importância do Monitoramento e Avaliação. Processos estes, indissociáveis e imprescindíveis para a implementação efetiva dos Planos. O processo que envolve o Monitoramento e Avaliação necessita da participação de toda a sociedade civil, dando ênfase aos gestores e profissionais da educação os quais articulados, tornam-se responsáveis pelo processo. Essa responsabilidade envolve praticar o que menciona a Lei, realizando ajustes necessários no percurso do processo de Monitoramento e Avaliação.

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Como Citar
VASSOLER, M. C. DO PLANO NACIONAL AOS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 1, p. 56–65, 2019. DOI: 10.18224/frag.v29i1.7115. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7115. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Márcia Cecília Vassoler, - Universidade do Vale do Itajaí - Univali, - Centro Universitário Avantis - Uniavan

Doutora em Educação, Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Servidora municipal na Secretaria de Educação de Balneário Camboriú como Supervisora Escolar. Professora e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito no Centro Universitário Avantis - UNIAVAN.

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