A MÚSICA SACRA INDÍGENA TERENA – DIFERENTES OLHARES SOBRE O REPERTÓRIO DO CORO LU-TERENA

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Isabel Cristina Blum Schneider
Fernanda Albernaz do Nascimento Guimarães

Resumo

Esta pesquisa demonstra parte do repertório entoado pelo coro Lu-Terena - um coro de aldeados indígenas Terena que habita a aldeia Aldeinha, Anastácio, Mato Grosso do Sul. O coro entoa hinos e salmos em sua língua nativa pertencente ao grupo sociolinguístico Aruák, inseridos na Missa Luterana da região. O objetivo: elucidar as sonoridades vigentes na música sacra indígena Terena, demonstrando como são feitos os escambos culturais entre os luteranos e os Terena. A metodologia qualitativa, demonstra procedimentos embasados na pesquisa in loco e bibliográfica. O resultado indica que foi preciso recorrer a diferentes olhares para abarcar as sonoridades: a estrutura Macro e Micro de Figueiredo; Pucci e as sonoridades indígenas; o sistema teórico Kamayurá de Bastos; a retórica e as ideias musicais de Piedade; e os gêneros do discurso de Bakhtin. Percebeu-se que nem todos os olhares contemplaram as sonoridades, demonstrando a necessidade da continuidade pela busca de olhares complementares.

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Como Citar
BLUM SCHNEIDER, I. C.; ALBERNAZ DO NASCIMENTO GUIMARÃES, F. A MÚSICA SACRA INDÍGENA TERENA – DIFERENTES OLHARES SOBRE O REPERTÓRIO DO CORO LU-TERENA. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 28, n. 4, p. 472–481, 2018. DOI: 10.18224/frag.v28i4.6832. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/6832. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Isabel Cristina Blum Schneider, Escola de Música e Artes Cênicas - Universidade Federal de Goiás

Mestre em Música, Cultura e Sociedade pelo PPGMUs EMAC/UFG. Pós-graduada em Educação a Distância pelo SENAC/RS. Graduada em Educação Artística em Música pela FASM/SP. Professora no IFG.

Fernanda Albernaz do Nascimento Guimarães, Escola de Música e Artes Cênicas - Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciências Sociais - Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Arte Publicitária e Produção Simbólica pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Piano e Licenciada em Música pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Música do Século XX. Professora no PPGMus - EMAC/UFG. Membro do ENADE do Ministério da Educação.

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