PONTOS DE CONTATO ENTRE O CINEMA E AS PERFORMANCES CULTURAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
BORDWELL, David. O cinema clássico hollywoodiano. In: RAMOS, Fernão Pessoa. Teoria contemporânea do Cinema. v. II. São Paulo: Editora Senac, 2005.
BURCH, Noel. Práxis do cinema. Tradução de Marcelle Pithon e Regina Machado. São Paulo: Perspectiva, 1969. (Coleção Debates).
BURKE, Peter. O mundo como teatro. Lisboa: Difel, 1992.
CAMARGO, Robson Corrêa de. Marvin Carlson: Performance: a Critical Introduction, uma breve crítica da edição em português. In: PETRONÍLIO, Paulo; CAMARGO, Robson Corrêa de (Org.). Corpo, estética e diferença e outras performances nômadas. São Paulo: Edições Paulíneas, 2016.
MASCARELLO, Fernando (Org). História do cinema mundial. Campinas-SP: Papirus, 2006. (Coleção Campo Imagético).
SCHECHNER, Richard. Between Theater & Anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985.
SCHECHNER, Richard. Pontos de contato entre o pensamento antropológico e teatral. Tradução de Ana Letícia de Fiori. Cadernos de Campo 2 – Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social, São Paulo, n. 20, p. 213-236, 2011a.
SCHECHNER, Richard. Performers e espectadores – transportados e transformados. Moringa, João Pessoa, v. 2, n. 1, 155-185, jan./jun. 2011b.
SINGER, Milton. Traditional India: structure and change. Edited by Philadelphia the American folklore society, 1959.
SOMMERMAN, Américo. Inter ou transdisciplinaridade? Da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus, 2006.
TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Tradução de Nancy Campi de Castro. Petrópolis: Vozes, 1974.
VIEIRA, Ana Bigotte; SALGADO, Ricardo Seiça. Uma tarde com Richard Schechner. 2009. In: LIGIÉRO, Zeca (Org.). Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad, 2012.
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.
XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. São Paulo: Graal, 2008a.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico – a opacidade e a transparência. 4.ed.São Paulo: Paz e Terra, 2008b.