<b>The Development of Social Skills in People With High Skills / Overlooking: Literature Review</b>

Conteúdo do artigo principal

Raissa Ferreira Ávila
Juliana Santos de Souza Hannum
Karin Yurico Branquinho Bittar

Resumo

The present review of the national and international literature aims to identify what researches in the range of (2006 - 2016), found in SCIELO and SCOPUS databases, have addressed on social skills and people with high skills / giftedness. The results show that there are few studies on the subject and that the researches developed currently use inventories of social skills that only quantify, in order to number the social skills emitted in a given environment, thus needing studies that develop qualitatively, in order to intervene with effective activities that favor the development of social skills in people with high skills / giftedness.

O Desenvolvimento de Habilidades Sociais e Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação: Revisão da Literatura

Na contemporaneidade a discussão acerca da temática habilidades sociais têm aumentado, visto que possuir essas habilidades favorecem os indivíduos na construção e manutenção de relacionamentos saudáveis e duradouros. Entretanto, o estudo das habilidades sociais em pessoas com altas habilidades/superdotação ainda é carente de pesquisas, ressaltando ainda mais os mitos que envolvem o aluno com altas habilidades/superdotação. Nesse sentido, verifica-se a importância da comunidade cientifica, família, escola e sociedade em geral possuir um olhar atento para as especificidades e necessidades desse público. Diante disso a presente revisão da literatura nacional e internacional tem como objetivo identificar o que as pesquisas no intervalo de (2006 – 2016), encontradas nas bases de dados SCIELO e SCOPUS, tem abordado sobre as habilidades sociais em pessoas com altas habilidades/superdotação. Os resultados demostram que há poucos estudos sobre o tema e que as pesquisas desenvolvidas atualmente utilizam inventários de habilidades sociais que apenas quantificam, no sentido de numerar as habilidades sociais emitidas em determinado ambiente, necessitando assim de estudos que desenvolvam qualitativamente, no sentido de intervir com efetivas atividades que favoreçam o desenvolvimento de habilidades sociais em pessoas com altas habilidades/superdotação em escolas, comunidades, projetos sociais, comunidades religiosas, grupos terapêuticos, unidades de saúde, universidades com projetos de extensão e sociedade em geral, afim de promover o bem estar e qualidade de vida não só dessas pessoas, mas de suas famílias e sociedade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ÁVILA, R. F.; HANNUM, J. S. de S.; BITTAR, K. Y. B. <b>The Development of Social Skills in People With High Skills / Overlooking: Literature Review</b>. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 28, n. 2, p. 54–64, 2018. DOI: 10.18224/frag.v28i2.5589. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5589. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Raissa Ferreira Ávila, Pontifícia Universidade Católica de Goias

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goias e Bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq.

Juliana Santos de Souza Hannum, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutoranda e Mestra em Psicologia (PUC Goiás). Docente na PUC Goiás.

Karin Yurico Branquinho Bittar, Pontifícia Universidade Católica de Goias

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Referências

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano. Indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação: Clarificando Conceitos, Desfazendo Ideias Errôneas. In: FLEITH, D. S. (Org.). A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação. Vol. 1: Orientação a Professores. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Especial, Brasília, 2007. p. 13-23.

ANTIPOFF, Cecilia Andrade; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Superdotação e seus mitos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v.14, n. 2, p. 301-309, Jul./Dez. 2010.

BANDEIRA, Marina et al. Escala de avaliação das habilidades sociais de estudantes do ensino fundamental. SSRS-BR: Validação transcultural para o Brasil. Psicologia Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25 n.2, p. 271-282, Abr./Jun. 2009.

BARROS, Bruna Louzeiro de Aguiar; FREIRE, Sandra Ferraz de Castillo Dourado. Desafios na escolarização da criança com altas habilidades/superdotação: um estudo de caso. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 28, n. 53, p. 709-720, set./dez. 2015.

BAHIENSE, Taisa Rodrigues Smarssaro; ROSSETTI, Claudia Broetto. Altas Habilidades/Superdotação no Contexto Escolar: Percepções de Professores e Prática Docente. Revista Brasileira de Educação Especial, Marilia, v. 20, n. 2, p. 195-208, Jun. 2014.

BLOOM, Benjamin (Org.). Developing talent in young people. New York: Ballantine.1985.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Contextos e demandas de habilidades Sociais. Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, p. 46-57.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira.. Habilidades sociais para uma nova sociedade. Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira.. Psicologia das Habilidades Sociais: diversidade teórica e suas implicações. Petropólis, RJ: Vozes, 2009.

FERREIRA, Milena; AMBOS, Marion Mayer; LUDOVICO, Renata Lima. O planejamento escolar para alunos com altas habilidades. In: XI EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIBRASIL, 2016, Tarumã. Anais do Xi Evinci - Centro Universitário Autônomo do Brasil — UniBrasil, 2016. p. 41.

FREITAS, Lucas Cordeiro; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Habilidades sociais de crianças com diferentes necessidades educacionais especiais: Avaliação e implicações para intervenção. Avances em Psicologia Latinoamericana, Bogotá (Colômbia), v. 31, n. 2, p. 344-362, 2013.

FREITAS, Lucas Cordeiro; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Categorias de Necessidades Educacionais Especiais Enquanto Preditoras de Déficits em Habilidades Sociais na Infância. Psychology/Psicologia Reflexão e Crítica, Rio Grande do Sul, v. 27, n. 4, p. 658-669, 2014.

FREITAS, Maria Luiza de Pontes Franca; DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Social skills of gifted and talented children. Estudos de Psicologia, Natal, v. 19, n. 4, p. 288-295, dez. 2014.

FREITAS, Soraia Napoleão; RECH, Aandrea Jaqueline Devalle. Atividades de enriquecimento escolar como estratégia para contribuir com a inclusão escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 23, n.30, p. 1-23, mar. 2015.

HELLSTEDT, Jaime C. The coach/parent/athlete relationship. The Sport Psychologist, v.1, n.1, p. 151-160, 1987.

LLOR, Lawrence, et al. Multiple intelligences and high ability. Aula Abierta, Colombia, v. 40, p. 27–38, jul./dez. 2012.

MORAES, Luís Carlos; RABELO, André Scott; SALMELA, John Harry. Papel dos pais no desenvolvimento de jovens futebolistas. Psicologia: Reflexão e Crítica, Rio Grande do Sul, v. 2, n.17, p. 211-222, 2004.

PÉREZ, Suzana Graciela Perez Barrera; RODRIGUES, Sheila Torma. Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação: das confusões e outros entreveros. Revista Brasileira De Altas Habilidades/Superdotação, Porto Alegre, v. 1, n.1, p. 21-30, jan./jun. 2013.

PINOLA, Andréa Regina Rosin; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos com deficiência mental, alto e baixo desempenho acadêmico: Revista Brasileira de Educação Especial, Marilia, v. 13, n.2, p. 239-256, Mai./Aug. 2007.

RENZULLI, Joseph. The three- ring conception of giftednes: A developmentmodel for Creative productivity. In: STERNBERG, Robert e DAVIDSON, Janet (Orgs.). Conceptions of giftedness. New York: Cambridge University Press, 1986. p. 53-92.

RENZULLI, Joseph. Emerging conceptions of giftedness: Building a bridge to the new century. Exceptionality, New York, n.10, p. 67-75, 2002.

STRIP, Carol Strip Whitney; HIRSCH, ?Gretchen. Helping gifted children soar: A practical guide for parents and teachers. Scottsdale: Great potential press. 2000.

TORRANO, Daniel Hernández, et al. The theory of multiple intelligences in the identification of high-ability students: Anales de psicología, Murcia (Espanha), v. 30. n. 1, p. 192-200, 2014.

WINNER, Ellen. Crianças Superdotadas: Mitos e realidades: Tradução De Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.