EDUCAÇÃO SEXUAL EM DISCURSO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS
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Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções de professores e alunos sobre a educação sexual, explorando os processos sociais e as relações de poder que circunscrevem os discursos. Realizou-se um estudo exploratório-descritivo com enfoque qualitativo com adolescentes entre 14 e 18 anos de escolas públicas de Fortaleza, Ceará. Os dados foram obtidos usando entrevistas semiestruturadas, analisados pelos princípios da análise do discurso. A colocação do sexo em discurso parece gerar técnicas normalizadoras e normatizadoras de controle, o qual se exerce não tanto através de proibições e punições, mas através de mecanismos, metodologias e práticas que visam a produzir sujeitos autodisciplinados no que se refere à maneira de viver sua sexualidade. Conclui-se que políticas educativas que se proponham efetivas ao lidar com as vulnerabilidades relacionadas à sexualidade não podem negligenciar o aspecto cultural da sexualidade e da adolescência ou desconsiderar o contexto social, no qual esses dispositivos são constituídos.
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Como Citar
LOURINHO, L. A.; BRILHANTE, A. V. M.; DA SILVA, R. M.; JORGE, M. S. B.; CATRIB, A. M. F. EDUCAÇÃO SEXUAL EM DISCURSO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 2, p. 225–233, 2017. DOI: 10.18224/frag.v27i2.5361. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5361. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
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