Desejo e Alteridade na secção "Consciência-de-si" da Fenomenologia do Espírito de 1807 de Hegel

Conteúdo do artigo principal

Jhonatan Dhimmy Fraga Macedo
Pedro Adalberto Gomes de Oliveira Neto

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de discutir o problema da alteridade e do desejo na Fenomenologia do Espírito de 1807 de Hegel. Será, em um primeiro momento, realizada uma apresentação geral da obra e uma contextualização acerca do tema tratado na mesma. Em seguida se iniciará a discussão proposta efetivamente. Em Hegel, o reconhecimento intersubjetivo e a própria certeza de si só são possíveis via esses dois elementos, o desejo e a alteridade. Sendo assim, o desejo é apresentado de dois modos, primeiro de forma especulativa e depois de modo fenomenológico. Essa distinção qualitativa que ocorre nas dialéticas do desejo é que serão o cerne da discussão aqui apresentada. Propõe-se, assim, apresentar uma leitura sobre esse processo e argumentar sobre a importância desse momento na obra hegeliana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MACEDO, J. D. F.; GOMES DE OLIVEIRA NETO, P. A. Desejo e Alteridade na secção "Consciência-de-si" da Fenomenologia do Espírito de 1807 de Hegel. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 4, p. 552–563, 2016. DOI: 10.18224/frag.v26i4.5066. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5066. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Jhonatan Dhimmy Fraga Macedo, Universidade Federal de Goiás

Atualmente é estudante de graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás. Faz parte do Grupo de Estudos Hegelianos na Faculdade de Educação da mesma instituição.

Pedro Adalberto Gomes de Oliveira Neto, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1987), Mestrado em Filosofia na Área de Concentração em Filosofia Social e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Filosofia na Área de Concentração em Ética e Filosofia Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor adjunto IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.