O valor de aprovação social no consumo e na publicidade: uma discussão à luz da Ética
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este paper tem por objetivo atualizar o debate sobre de que modo os bens são utilizados como códigos de pertencimento, de que forma a publicidade reflete esse valor de aprovação social, e como tais práticas se relacionam com possíveis cenários de exclusão social. Com esse propósito, partiu-se, inicialmente para o estudo desse tipo específico de consumo emocional, tendo como base leituras da sociologia, psicologia social (referente a estereótipos, inclusive), psicanálise, antropologia e comunicação a respeito dos comportamentos de consumo do sujeito na contemporaneidade. Em seguida, apresentou-se quatro exemplos de anúncios que se utilizam fortemente do valor de aprovação social e discutiu-se de que forma isso ocorre. Além desse resultado, observou-se que também entre teóricos contemporâneos há quem afirme que é frequente a presença deste valor nas práticas de consumo atuais, e que a publicidade parece apresentar facilmente tal apelo, seja de forma explícita, seja de modo sutil.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
BRAGAGLIA, A. P.; BASTOS, L. L. A. O valor de aprovação social no consumo e na publicidade: uma discussão à luz da Ética. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 2, p. 258–270, 2017. DOI: 10.18224/frag.v27i2.5061. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5061. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Submeto(emos) este texto original e inédito, de minha(nossa) autoria, à avaliação de Fragmentos de Cultura, e concordo(amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora da PUC Goiás, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Fragmentos de Cultura. Declaro(amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o(s) autor(es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço(Reconhecemos) ainda que Fragmentos de Cultura está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL