O valor de aprovação social no consumo e na publicidade: uma discussão à luz da Ética

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ANA PAULA BRAGAGLIA
LUCAS LOPES ALBUQUERQUE BASTOS

Resumo

Este paper tem por objetivo atualizar o debate sobre de que modo os bens são utilizados como códigos de pertencimento, de que forma a publicidade reflete esse valor de aprovação social, e como tais práticas se relacionam com possíveis cenários de exclusão social. Com esse propósito, partiu-se, inicialmente para o estudo desse tipo específico de consumo emocional, tendo como base leituras da sociologia, psicologia social (referente a estereótipos, inclusive), psicanálise, antropologia e comunicação a respeito dos comportamentos de consumo do sujeito na contemporaneidade. Em seguida, apresentou-se quatro exemplos de anúncios que se utilizam fortemente do valor de aprovação social e discutiu-se de que forma isso ocorre. Além desse resultado, observou-se que também entre teóricos contemporâneos há quem afirme que é frequente a presença deste valor nas práticas de consumo atuais, e que a publicidade parece apresentar facilmente tal apelo, seja de forma explícita, seja de modo sutil.

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Detalhes do artigo

Como Citar
BRAGAGLIA, A. P.; BASTOS, L. L. A. O valor de aprovação social no consumo e na publicidade: uma discussão à luz da Ética. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 2, p. 258–270, 2017. DOI: 10.18224/frag.v27i2.5061. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5061. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

ANA PAULA BRAGAGLIA, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense - Uff (IACS), nos cursos de graduação em Comunicação Social e pós-graduação (Stricto Sensu - Mestrado) em Mídia e Cotidiano (Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC). Pesquisadora com ênfase na ética publicitária e do marketing em geral e em estudos críticos sobre comunicação de massa, indústria cultural e consumo, em torno de seu projeto de pesquisa mais amplo intitulado Produção e recepção midiáticas na sociedade de consumo sob a perspectiva da Ética. Doutora em Psicologia Social pela UERJ (2009). Realizou estágio de doutoramento pela PDEE/CAPES em Madri/Espanha (2008). Mestre em Comunicação Social pela UERJ (2004). Especialista em Marketing Empresarial pela UFPR (2001). Graduada em Comunicação - Publicidade & Propaganda pela UFPR (1998). Coordenadora do grupo de pesquisa ESC - Ética na Sociedade de Consumo (Uff, link http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5511076745730089) e do projeto de extensão Contatos: (re)construindo a Publicidade (UFF); colaboradora do projeto de extensão Obs.: Observatório da Publicidade Expandida (UFRJ); membro do Lapa - Laboratório de Pesquisas Aplicadas (PPGMC/Uff). Trabalhou em agências de publicidade como redatora, e em indústrias e hospitais como profissional de marketing e comunicação. Atua como professora universitária na cidade do Rio de Janeiro desde 2002.

LUCAS LOPES ALBUQUERQUE BASTOS, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Comunicação Social na habilitação Publicidade e Propaganda pela UFF. Membro do grupo de pesquisa "ESC - Ética na Sociedade de Consumo” (UFF). E-mail: [email protected].