DE SERVITUTE PHILOSOPHIAE

Conteúdo do artigo principal

José Reinaldo Felipe Martins Filho

Resumo

Tomando como pretexto o atual contexto da relação entre as áreas de filosofia e teologia no âmbito da Pós-graduação no Brasil, este texto pretende indicar uma leitura de viés integrador, segundo a qual é impossível desassociar a estrutura de raciocínio própria à filosofia do saber teológico. Em vista disso, reconstroi por meio de alguns exemplos o itinerário percorrido por estas duas disciplinas ao longo da história ocidental, elucidando, sempre que possível, o intercruzamento de seus olhares, a eleição comum de seus objetos e o entendimento de que ambas se constituem como legítimas formas de o ser humano se relacionar com o universo que o circunda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MARTINS FILHO, J. R. F. DE SERVITUTE PHILOSOPHIAE. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 1, p. 148–155, 2017. DOI: 10.18224/frag.v27i1.4974. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4974. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

José Reinaldo Felipe Martins Filho, Puc-Goiás; IFITEG

Doutorando em Ciências da Religião, pela Puc-Goiás. Mestre em Filosofia (2014) e em Música (2016), ambos pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Sociologia da Religião pelo Centro Universitário Claretiano. Graduado em Filosofia e Teologia. Professor no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG) e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.