Cidades digitais: a metrópole contemporânea em Medianeras

Conteúdo do artigo principal

Bruna Borges Duarte
Ademir Luiz da Silva

Resumo

Resumo: o presente artigo objetiva analisar o filme argentino Medianeras: Buenos Aires na era do amor virtual, dirigido por Gustavo Taretto, lançado em 2011. Esse longa-metragem apresenta discussões sobre as relações sociais contemporâneas na era digital dentro do cenário complexo e multifacetado das grandes metrópoles. Discutiremos a noção de “medianera” dentro do universo conceitual da arquitetura e de que forma o filme utiliza tal perspectiva para construir sua narrativa.
Palavras-chave: Medianeras. Cibercidade. Era digital. Buenos Aires.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DUARTE, B. B.; DA SILVA, A. L. Cidades digitais: a metrópole contemporânea em Medianeras. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 3, p. 383–396, 2016. DOI: 10.18224/frag.v26i3.4749. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4749. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Bruna Borges Duarte, UEG

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Ademir Luiz da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Realizou pós-doutorado em Poéticas Visuais e Processos de Criação. Docente do programa de mestrado interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER). Bolsista pesquisador do Instituto Camões de Portugal (2002). Editor da Revista Nós - Cultura, Estética e Linguagens. Indicado ao Prêmio Capes de Teses 2009. Vencedor do Prêmio Cora Coralina de 2002, do Troféu Goyazes 2013, conferido pela Academia Goiana de Letras, e do Prêmio Hugo de Carvalho Ramos 2014, da União Brasileira de Escritores (GO). Em 2015 lançou o romance gráfico Conclave;, em parceria com o ilustrador paulista Rafael Campos Rocha. Recebeu a Comenda Medalha do Mérito Cultural 2015, atribuída pelo Governo do Estado de Goiás via Conselho de Cultura.