AS RELAÇÕES FAMILIARES NAS TRAJETÓRIAS DE VIDAS DE JOVENS EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL

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Dorian Mônica Arpini
Joana Missio
Camila Almeida Kostulski
Luiza Camponogara Toniolo
Natália Ferreira Schreiner

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as experiências familiares nas trajetórias de vidas de jovens no contexto de vulnerabilidade social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter longitudinal, pois aborda dois momentos distintos: o primeiro, quando alguns jovens da presente pesquisa participaram de um documentário, produzido a partir de um Projeto de Extensão na Escola; e o segundo, quando foram novamente contatados para compartilharem suas trajetórias através de entrevistas. A análise realizada propõe pensar os atravessamentos trazidos pelos jovens sobre suas famílias como relacionados à vulnerabilidade em que se encontram, atentando para o fato de que provavelmente essas famílias estariam atravessadas pela pobreza e pela desigualdade. Assim, compreende-se certas dificuldades referidas pelos adolescentes com relação ao estabelecimento de relações afetivas na família. Salientamos a Escola e as políticas públicas como suporte para os jovens e suas famílias.

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Como Citar
ARPINI, D. M.; MISSIO, J.; KOSTULSKI, C. A.; TONIOLO, L. C.; SCHREINER, N. F. AS RELAÇÕES FAMILIARES NAS TRAJETÓRIAS DE VIDAS DE JOVENS EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 3, p. 503–514, 2020. DOI: 10.18224/frag.v29i3.7864. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7864. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Dorian Mônica Arpini, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga, Mestre em Educação Brasileira pela UFSM e Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP.

Joana Missio, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Camila Almeida Kostulski, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Luiza Camponogara Toniolo, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Natália Ferreira Schreiner, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria.

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