SER DE DIREITA E DE ESQUERDA HOJE: A POLÍTICA PELO OLHAR DE UNIVERSITÁRIOS RECÉM-INGRESSOS

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Stéphanie Chiconeli Tabata
Antonio Euzébios Filho

Resumo

Esta é uma pesquisa qualitativa realizada com jovens universitários, e investiga o que pensam sobre política e o que entendiam por esquerda e direita – quais seriam as instituições e/ou movimentos que caracterizariam os campos políticos, ou simplesmente se há antagonismo. Utilizamos os conceitos de política e consciência de classe em Marx para analisar as informações obtidas. Da intepretação teórica, temos que as noções de direita e esquerda indicaram, de forma geral, princípios balizadores de certas subjetividades políticas. Mesmo em um cenário de crise de representatividade, especialmente observado entre jovens, os referenciais de esquerda e direita permanecem com fronteiras claras entre eles. A oposição entre esquerda e direita se manifestou pela rivalização de determinados partidos e movimentos sociais: MBLxMTST, PTxPSDB/PSL. Concluímos que, para este público específico, esquerda e direita apareceram como campos em oposição no debate político nacional, mas as caracterizações destes campos não recorrem, necessariamente, a noções como classe social.

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Como Citar
TABATA, S. C.; EUZÉBIOS FILHO, A. SER DE DIREITA E DE ESQUERDA HOJE: A POLÍTICA PELO OLHAR DE UNIVERSITÁRIOS RECÉM-INGRESSOS. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 3, p. 478–491, 2020. DOI: 10.18224/frag.v29i3.7837. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7837. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Stéphanie Chiconeli Tabata, USP, Instituto de Psicologia. Estudante de Graduação.

Estudante de Graduação da Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia.

Antonio Euzébios Filho, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. Professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho.

Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Mestrado (2007) e Doutorado (2010) pelo programa de pós-graduação em Psicologia da PUC-Campinas. Professor assistente doutor do Instituto de Psicologia da USP, departamento de Psicologia Social e do Trabalho.

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