FORMAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO: CONTRAPONTO À RACIONALIDADE E À INDÚSTRIA CULTURAL

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Cleudes Maria Tavares Rosa

Resumo

O presente artigo objetiva compreender a educação e a formação humana na sociedade contemporânea. Sociedade que apresenta índices altos de sofrimento. Entende-se, aqui, que tal sofrimento advém da racionalidade constitutiva e constituinte das relações que marcam a mesma, sejam relações objetivas ou subjetivas. E questiona-se qual a contribuição da educação para a superação deste contexto. Para tanto, o presente artigo ancora-se na teoria crítica frankfurtiana, especialmente em Adorno e Horkheimer, cujas reflexões teóricas e metodológicas propiciam a compreensão da tensão entre sujeito e objeto, particular e universal, indivíduo e sociedade. Para a discussão, são centrais as categorias trabalho, cultura e barbárie, formação humana e educação, racionalidade e sofrimento.

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Como Citar
TAVARES ROSA, C. M. FORMAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO: CONTRAPONTO À RACIONALIDADE E À INDÚSTRIA CULTURAL. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 2, p. 156–166, 2019. DOI: 10.18224/frag.v29i2.7273. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7273. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Cleudes Maria Tavares Rosa, PUC Goiás

Doutoranda em Educação (UFG). Mestra em Sociologia (UFG). Especialista em Direito Civil (UNIDERP). Professora, Pesquisadora e Coordenadora da Área de Sociologia (PUC Goiás) e NEVIDA (PPGE/FE/UFG). Graduada em Ciências Sociais (UFG) e Direito (PUC Goiás).

Referências

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