REFLEXÕES SOBRE A ATUALIDADE DO MARXISMO NA PESQUISA: ENFOQUE NO MÉTODO DIALÉTICO

Conteúdo do artigo principal

Eliane Silva

Resumo

O artigo tem o propósito de revisitar aspectos da discussão atual em torno do marxismo de forma a esclarecer, ponderar e ampliar o entendimento de questões referentes a esta concepção filosófica de base revolucionária que fundamenta o método dialético. Mediante esta orientação, duas questões-problemas nortearam a investigação proposta: em que aspectos os clássicos da filosofia da práxis concorrem para a compreensão teórica e prática de polêmicas travadas sobre o marxismo? De que modo a ascensão do pensamento abstrato ao pensamento concreto significa a conquista de uma forma mais elaborada de pensamento na esteira da lógica dialética? Teórico-metodologicamente, a pesquisa bibliográfica referenciou-se em autores que suscitaram a atualidade do marxismo, ressaltando as contribuições e ponderações de Saviani, alinhadas ao debate e controvérsias igualmente geradas em torno do marxismo. O estudo discorreu sobre o método dialético, abordando aspectos de sua historicidade, assim como da lógica dialética na relação com a lógica formal. Para tanto, desenvolveu-se o próprio método dialético pelo procedimento da exposição que conforme Marx consiste na capacidade de “expor, adequadamente o movimento do real”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, E. REFLEXÕES SOBRE A ATUALIDADE DO MARXISMO NA PESQUISA: ENFOQUE NO MÉTODO DIALÉTICO. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 3, p. 515–527, 2020. DOI: 10.18224/frag.v29i3.7242. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7242. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Eliane Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1982) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1991). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Participa do grupo de pesquisa Teorias da Educação e processos pedagógicos, coordenado pelo professor Drº. José Carlos Libâneo. É professora da PUC Goiás.

Referências

ALMEIDA, M. Z. C. M.; Lemes, L. M. S. Plano de Ensino de Pensamento Educacional: estudos históricos, políticos, sociais e culturais. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. PUC Goiás. Goiânia, 2018/2.

ALTHUSSER, L. Filosofia e filosofia espontânea dos cientistas. Queluz de Baixo; Portugal: Presença, 1976.

ENGELS, F. Carta a Schmidt - Londres, 05 de agosto de 1890. In: MARX, K; ENGELS, F. Obras escolhidas. Volume 3. São Paulo: Alfa Ômega, s/d. p. 282-284.

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. C. A (org.) Metodologia da pesquisa educacional. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 69-90.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 2. ed. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

HOBSBAWM, E. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LEFEBVRE, H. Lógica formal – lógica dialética. 3. ed. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

LÊNIN, V. I. Um passo em frente, dois passos atrás: a crise no nosso partido - 1904. 5. ed. Traduzido das Obras Escolhidas de V. I. Lênin. Avante, 1977, t. 1, p. 215-376 Russo t. 8, p. 185-414.

LOMBARDI, J. C. Apresentação. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR, 2005. p. VII-XXVIII.

LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR, 2005.

MARX, K.; ENGELS, F. Crítica da educação e do ensino. Apresentação e notas de Roger Dangeville. Lisboa: Moraes, 1978. p. 08-49.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. In: MARX, K.; ENGELS, F. Obras escolhidas. Volume 1. São Paulo: Alfa Ômega, s/d. p. 13-47.

MARX, K. Posfácio da 2ª edição. In: O capital: crítica da economia política. Livro 1 - o processo de produção do capital - v. 1. 11. ed. Trad. de Reginaldo Sant’Anna. São Paulo: Bertrand Brasil, 1987. p. 08-17.

MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. Edição Eletrônica (e-book). Coordenador José Claudinei Lombardi. Campinas: Navegando, 2011.

NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

NETTO, J. P. Adam Smith, David Ricardo, Karl Marx. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=taiKSqF0-NM. Acesso em: 30 dez. 2018.

SAVIANI, D. Debate sobre educação, formação humana e ontologia a partir da questão do método dialético. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012b. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo). p. 121-147. (Cap. 05).

SAVIANI, D. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Cortez; Livros do Tatu, 1991.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1980. (Coleção Educação Contemporânea).

SAVIANI, D. Escola e democracia: a teoria da marginalidade. São Paulo: Cortez, 1983.

SAVIANI, D. História, trabalho e educação: comentário sobre as controvérsias internas ao campo marxista. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012a. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo). p. 167-182. (Cap. 07).

SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, jun. 2015.