REFLEXÕES SOBRE A ATUALIDADE DO MARXISMO NA PESQUISA: ENFOQUE NO MÉTODO DIALÉTICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
ALMEIDA, M. Z. C. M.; Lemes, L. M. S. Plano de Ensino de Pensamento Educacional: estudos históricos, políticos, sociais e culturais. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. PUC Goiás. Goiânia, 2018/2.
ALTHUSSER, L. Filosofia e filosofia espontânea dos cientistas. Queluz de Baixo; Portugal: Presença, 1976.
ENGELS, F. Carta a Schmidt - Londres, 05 de agosto de 1890. In: MARX, K; ENGELS, F. Obras escolhidas. Volume 3. São Paulo: Alfa Ômega, s/d. p. 282-284.
FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. C. A (org.) Metodologia da pesquisa educacional. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 69-90.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 2. ed. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
HOBSBAWM, E. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LEFEBVRE, H. Lógica formal – lógica dialética. 3. ed. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.
LÊNIN, V. I. Um passo em frente, dois passos atrás: a crise no nosso partido - 1904. 5. ed. Traduzido das Obras Escolhidas de V. I. Lênin. Avante, 1977, t. 1, p. 215-376 Russo t. 8, p. 185-414.
LOMBARDI, J. C. Apresentação. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR, 2005. p. VII-XXVIII.
LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR, 2005.
MARX, K.; ENGELS, F. Crítica da educação e do ensino. Apresentação e notas de Roger Dangeville. Lisboa: Moraes, 1978. p. 08-49.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. In: MARX, K.; ENGELS, F. Obras escolhidas. Volume 1. São Paulo: Alfa Ômega, s/d. p. 13-47.
MARX, K. Posfácio da 2ª edição. In: O capital: crítica da economia política. Livro 1 - o processo de produção do capital - v. 1. 11. ed. Trad. de Reginaldo Sant’Anna. São Paulo: Bertrand Brasil, 1987. p. 08-17.
MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. Edição Eletrônica (e-book). Coordenador José Claudinei Lombardi. Campinas: Navegando, 2011.
NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
NETTO, J. P. Adam Smith, David Ricardo, Karl Marx. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=taiKSqF0-NM. Acesso em: 30 dez. 2018.
SAVIANI, D. Debate sobre educação, formação humana e ontologia a partir da questão do método dialético. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012b. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo). p. 121-147. (Cap. 05).
SAVIANI, D. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Cortez; Livros do Tatu, 1991.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1980. (Coleção Educação Contemporânea).
SAVIANI, D. Escola e democracia: a teoria da marginalidade. São Paulo: Cortez, 1983.
SAVIANI, D. História, trabalho e educação: comentário sobre as controvérsias internas ao campo marxista. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012a. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo). p. 167-182. (Cap. 07).
SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, jun. 2015.