EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: PENSANDO SUA RELAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE EMANCIPAÇÃO

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LILIANE BARROS ALMEIDA

Resumo

Busca-se estabelecer, neste trabalho, a relação entre educação e direitos humanos. Compreendendo-os como criação humana, procura-se demonstrar o contexto social, político e econômico no qual esses fenômenos manifestam-se. Faz-se uma reflexão acerca das contribuições da educação voltada aos direitos humanos para a transformação rumo à construção da justiça social e do bem comum. Propõe-se uma formação comprometida com a superação do instituído, por meio da cultura, do rigor, do pensamento e da ação. Essa formação exige o movimento e a transformação do pensamento vivo e instigante, questionando e compreendendo o sentido da sociedade, da educação e da existência humana.

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Como Citar
ALMEIDA, L. B. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: PENSANDO SUA RELAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE EMANCIPAÇÃO. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 2, p. 234–243, 2017. DOI: 10.18224/frag.v27i2.5501. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5501. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

LILIANE BARROS ALMEIDA, Universidade Estadual de Goiás; Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade Federal de Goiás

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; graduada em Pedagogia pela UFG. Professora na Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. E-mail: [email protected]