Psychosocial Aspects: InterferenceiIn Children in Oncological Treatment

Conteúdo do artigo principal

Andrea Batista Magalhães
Juliana Santos de Sousa Hannum
Raissa Ferreira Ávila
Lorhane Marques Dutra
Patricia Marinho Gramacho

Resumo

The present study aims to investigate, through the discourse of the child in cancer treatment, the psychosocial aspects of the child with the family and the team and how they influence the treatment. The study was carried out by means of a case study, with three pediatric children, in a Hospital in the city Goiania, aged between 6 and 8 years. In order to do so, clinical research had as its theoretical approach the Health Psychology, maintaining the biopsychosocial and interdisciplinary model. The results show that the experiences experienced by the children elucidate the psychosocial aspects as a significant factor in the quality of the treatment offered. Although other factors are involved in the success of the treatment, it can be affirmed that the presence of a harmonious family environment allows the child to develop with more security and resilience in face of the conditions presented to him.


Aspectos Psicossociais: Interferências na Criança em Tratamento Oncológico

O presente artigo tem como objetivo investigar, por meio do discurso da criança em tratamento oncológico, os aspectos psicossociais da criança com a família e a equipe e como estes influenciam no tratamento. O trabalho foi realizado por meio de estudo de caso, com três crianças da pediatria, num Hospital da cidade Goiânia, com idades entre 6 e 8 anos. Para tanto, a investigação clínica teve como abordagem teórica a Psicologia da Saúde, mantendo o modelo biopsicossocial e interdisciplinar. Os resultados demostram que as experiências vivenciadas pelas crianças elucidam os aspectos psicossociais como fator significativo na qualidade do tratamento oferecido. Embora outros fatores estejam envolvidos no sucesso do tratamento, pode-se afirmar que a presença de um ambiente familiar harmônico possibilita à criança desenvolver-se com mais segurança e resiliência diante das condições a ela apresentadas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
MAGALHÃES, A. B.; HANNUM, J. S. de S.; ÁVILA, R. F.; DUTRA, L. M.; GRAMACHO, P. M. Psychosocial Aspects: InterferenceiIn Children in Oncological Treatment. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 4, p. 495–507, 2018. DOI: 10.18224/frag.v27i4.5446. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5446. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Andrea Batista Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de Goias.

Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goias. Mestre e Docente de Psicologia (PUC Goias). Coordenadora na Extensão Universitária do Projeto Aprender a Pensar (PUC Goias).

Juliana Santos de Sousa Hannum, Pontifícia Universidade Católica de Goias.

Doutoranda em Psicologia (PUC Goias). Mestre e Docente em Psicologia (PUC Goias). Coordenadora na Extensão Universitária do Programa de Referencia em Inclusão Social (PUC Goias).

Raissa Ferreira Ávila, Pontifícia Universidade Católica de Goias

Graduanda em Psicologia (PUC Goiás). Bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq. Especializanda em Psicologia da Educação e Aprendizagem pela Universidade Cândido Mendes/RJ.

Lorhane Marques Dutra, Pontifícia Universidade Católica de Goias

Psicóloga Clinica. Graduada em Psicologia (PUC Goiás).

Patricia Marinho Gramacho, Associação de Combate ao Câncer em Goias.

Psicóloga Clinica e Hospitalar do setor de Pediatria do Hospital Araujo Jorge, Goiânia/GO. Docente na Pós Graduação em Psicologia Hospitalar pelo Instituto de Pesquisa e Ensino - GO.

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