EDUCAÇÃO SEXUAL EM DISCURSO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS

Conteúdo do artigo principal

LÍDIA ANDRADE LOURINHO
ALINE VERAS MORAIES BRILHANTE
RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA
MARIA SALETE BESSA JORGE
ANA MARIA FONTENELLE CATRIB

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções de professores e alunos sobre a educação sexual, explorando os processos sociais e as relações de poder que circunscrevem os discursos. Realizou-se um estudo exploratório-descritivo com enfoque qualitativo com adolescentes entre 14 e 18 anos de escolas públicas de Fortaleza, Ceará. Os dados foram obtidos usando entrevistas semiestruturadas, analisados pelos princípios da análise do discurso. A colocação do sexo em discurso parece gerar técnicas normalizadoras e normatizadoras de controle, o qual se exerce não tanto através de proibições e punições, mas através de mecanismos, metodologias e práticas que visam a produzir sujeitos autodisciplinados no que se refere à maneira de viver sua sexualidade. Conclui-se que políticas educativas que se proponham efetivas ao lidar com as vulnerabilidades relacionadas à sexualidade não podem negligenciar o aspecto cultural da sexualidade e da adolescência ou desconsiderar o contexto social, no qual esses dispositivos são constituídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LOURINHO, L. A.; BRILHANTE, A. V. M.; DA SILVA, R. M.; JORGE, M. S. B.; CATRIB, A. M. F. EDUCAÇÃO SEXUAL EM DISCURSO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 2, p. 225–233, 2017. DOI: 10.18224/frag.v27i2.5361. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5361. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

LÍDIA ANDRADE LOURINHO, Universidade estadual do Ceará

Fonoaudióloga. Mestra em Educação em Saúde. Doutora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – associação ampla entre a Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Ceará e Universidade de Fortaleza. Professora titular da Ratio Faculdade. Membra efetiva do grupo de pesquisa do CNPq Saúde nos Espaços Educacionais.

ALINE VERAS MORAIES BRILHANTE, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Médica. Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – associação ampla UECE/UFC/UNIFOR Doutorado em Saúde Coletiva, Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Preceptora da residência medica do Hospital Geral de Fortaleza – HGF. Professora do curso de Medicina da UNIFOR.

RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Enfermeira. Pós-doutora em Saúde Coletiva. Doutora e mestra em Enfermagem. Professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), coordenadora de programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, coordenadora do grupo de extensão em saúde da mulher e adolescente, bolsista de produtividade em pesquisa 1C CNPq.

MARIA SALETE BESSA JORGE, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Enfermeira. Mestra em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo e doutorada em Enfermagem. Professora titular da Universidade Estadual do Ceará, Pesquisadora bolsista produtividade CNPq 1B.

ANA MARIA FONTENELLE CATRIB, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Pedagoga. Pós-doutora em Saúde Coletiva-Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP.Doutora em Educação –Universidade Federal da Bahia-UFBA. Mestra em Educação- Universidade Federal do Ceará-UFC. Professora titular do Mestrado em Saúde Coletiva da UNIFOR e do Doutorado em Saúde Coletiva associação ampla UECE/UFC/UNIFOR. Bolsista PQ-CNPq.