MOVIMENTO RADICAIS LIVRES: O VIRTUOSISMO HEROICO NA JUVENTUDE CONTEMPORÂNEA

Conteúdo do artigo principal

Cristiano Santos Araujo

Resumo

Este artigo objetiva perceber a função sócio-cultural da religião na juventude do movimento Radicais Livres, da Igreja Videira de Goiânia (BERGER, 1985; BAUMAN, 2003). Analisaremos a proposta de sexualidade chamada de corte, o namoro radical sem contato íntimo, como um virtuosismo heroico para a regulamentação do prazer (FOUCAULT, 2012) dentro deste agrupamento social religioso (WEBER, 2002; BOURDIEU, 1998). O percurso metodológico para analisar esta ambiência comunitária juvenil encontrará em duas obras literárias oficiais do movimento, escritas pelo seu fundador, o pastor Naor Pedroza (2007, 2009), cujo teor doutrinário é amplamente divulgado entre os jovens. O primeiro livro chama-se Geração radical: jovens na contramão, e o segundo, Corte e namoro: o desafio de um relacionamento radical, ambos os livros publicados pelo canal oficial da Igreja Videira, a editora Vinha. Perceberemos que há uma grande tensão entre a ética da esfera profana de uma sociedade erotizada e a santidade da respectiva fraternidade religiosa, que é vivenciada nas dimensões existenciais do caos e da ordem, o caos é visto nos usos da sexualidade de forma livre, e a ordem, nos processos de doutrinação e regulamentação do prazer implementado pela corte do movimento Radicais Livres.

Palavras-chave: Radicais Livres - Jovens - Virtuosidade - Foucault

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ARAUJO, C. S. MOVIMENTO RADICAIS LIVRES: O VIRTUOSISMO HEROICO NA JUVENTUDE CONTEMPORÂNEA. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 1, p. 58–68, 2017. DOI: 10.18224/frag.v27i1.5104. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5104. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Cristiano Santos Araujo, PUC Goiás

Doutorando PUC GO Doutorando em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (bolsista Capes) com a Tese Chronos Kai Anagke e Grande Sertão: Veredas: um Testemunho do Sagrado em João Guimarães Rosa. Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UERJ). Licenciado em Letras: Português/Literaturas (UFG/UNESA). Bacharel em Teologia (UMESP/Seminário Teológico Betel - RJ). Email: [email protected]