Cristianismo de Libertação e Teologia da Libertação. Inspiração evangélica e pensamento marxista na gênese de um capítulo da teologia latino-americana.

Conteúdo do artigo principal

Alessandro Rodrigues Rocha
Wesley Mello Oliveira

Resumo

Refletir sobre as relações entre cristianismo de libertação e Teologia da Libertação, no sentido de perceber como se encontram inspiração evangélica e pensamento marxista na gênese da Teologia da Libertação é a intenção do presente artigo. Para tanto percorreremos o seguinte caminho: em primeiro lugar apresentar o cristianismo da libertação como locus da Teologia da Libertação, evidenciando a participação popular laica no movimento embrionário da Teologia da Libertação; em segundo lugar chamar a atenção para as tensões acerca do cristianismo da libertação, a saber as forças divergentes dentro da igreja católica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ROCHA, A. R.; OLIVEIRA, W. M. Cristianismo de Libertação e Teologia da Libertação. Inspiração evangélica e pensamento marxista na gênese de um capítulo da teologia latino-americana. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 4, p. 620–633, 2016. DOI: 10.18224/frag.v26i4.5046. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5046. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Alessandro Rodrigues Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduado em Teologia pelo CES/JF, licenciado em Filosofia pela UCP, especialista em Educação pela PUC-Minas, mestre e doutor em Teologia pela PUC-Rio, pós-doutor em Letras pela PUC-Rio. Diretor do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, professor da FAECAD.

Wesley Mello Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Graduado em História pela UCP, especialista em História do Pensamento Cristão pela FAECAD.