Dogmatismo e exclusão - um estudo de caso do referencial de fé da coalizão batista conservadora

Conteúdo do artigo principal

Fábio py
Danilo Souza Mendes de Vasconcellos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar criticamente o Referencial de fé da Coalizão Batista Conservadora, um documento que é uma espécie de confissão doutrinária. Para tal análise, esta pesquisa serve-se dos estudos sobre dogmatismo, violência e fundamentalismo da sócio-teologia de Rubem Alves, da filosofia de Gianni Vattimo e da Teologia Sistemática de Alessandro Rocha. A partir dos subsídios dados por estes três autores, o artigo analisa o documento vendo em que pontos este aproxima-se, ou não, da postura caracterizada como dogmático-fundamentalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PY, F.; VASCONCELLOS, D. S. M. de. Dogmatismo e exclusão - um estudo de caso do referencial de fé da coalizão batista conservadora. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 4, p. 660–669, 2016. DOI: 10.18224/frag.v26i4.4967. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4967. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Fábio py, Universidade Cândido Mendes

Doutor em teologia (ênfase Fé e Política) pela PUC-RIO. Pós-Doutorando em Ciência da Religião pela UFJF e professor na UCAM.

Danilo Souza Mendes de Vasconcellos, Faculdade Batista do Rio de Janeiro

Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista - RJ.