RELIGIÃO E POLÍTICA: APROXIMAÇÕES E PERMEABILIZAÇÃO A PARTIR DO OLHAR DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Conteúdo do artigo principal

Frank Antonio Mezzomo
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Daiana Nunes da Rosa

Resumo

A pesquisa traça o perfil de jovens universitários de cursos de bacharelado no que se refere às ações e representações sobre religião e política. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um questionário online junto a 157 estudantes ingressantes em 2014 dos cursos de bacharelado da Universidade Estadual do Paraná, Câmpus de Campo Mourão, abrangendo questões relativas ao perfil socioeconômico, religioso e político dos estudantes. Os resultados permitem apontar para permeabilização de fronteiras entre os campos religioso e político na compreensão dos jovens, com relevância para a influência exercida pela religião no modo como os jovens entendem e atuam social e politicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MEZZOMO, F. A.; PÁTARO, C. S. de O.; ROSA, D. N. da. RELIGIÃO E POLÍTICA: APROXIMAÇÕES E PERMEABILIZAÇÃO A PARTIR DO OLHAR DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 1, p. 44–57, 2017. DOI: 10.18224/frag.v27i1.4952. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4952. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Frank Antonio Mezzomo, Unespar

Doutor em História Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD/Unespar), Câmpus de Campo Mourão, Brasil. Contato: [email protected].

Cristina Satiê de Oliveira Pátaro, Unespar

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD/Unespar), Câmpus de Campo Mourão, Brasil. Contato: [email protected]

Daiana Nunes da Rosa, Unespar

Graduanda em História pela Universidade Estadual do Paraná, Câmpus de Campo Mourão, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Contato: [email protected]