DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA SOB CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA INTERVENTIVA: PERSPECTIVAS PARA UM OLHAR INVESTIGATIVO*

Conteúdo do artigo principal

Marcia Torres Neri Soares
Izabel Cristina Lima Dias Alves
Patrícia de Sena Araújo

Resumo

Este texto objetiva apresentar reflexões advindas da realização de pesquisas de intervenção no contexto da educação básica, especificamente sob as contribuições teóricas acerca do tema e suas interfaces com os aportes metodológicos utilizados na construção de uma aproximação com professores à guisa da valorização de suas vozes e práticas. O estudo possibilita ampliar as discussões desenvolvidas para realização de outras investigações sobre objetos complexos no contexto da organização curricular e condições de trabalho docente. O diálogo, na concepção defendida por Freire (1994), constitui-se como via favorável ao desenvolvimento de pesquisas aplicadas e da compreensão do currículo em sua complexidade, haja vista respeitar outras formas de olhar sobre o mesmo objeto e inúmeras possibilidades de enriquecimento da intervenção realizada, este último aspecto a colaborar com a tessitura de um olhar interdisciplinar, porque incontestavelmente fértil de múltiplas intervenções no bojo de um mestrado profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOARES, M. T. N.; ALVES, I. C. L. D.; ARAÚJO, P. de S. DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA SOB CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA INTERVENTIVA: PERSPECTIVAS PARA UM OLHAR INVESTIGATIVO*. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 30, n. 4, p. 646–658, 2021. DOI: 10.18224/frag.v30i4.8539. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/8539. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Marcia Torres Neri Soares, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Professora Adjunta do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social da Universidade do Estado da Bahia. Grupo de Pesquisa Epods. Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Feira de Santana-BA.

Izabel Cristina Lima Dias Alves

Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social - MPIES/UNEB. Participa do grupo de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS)/UNEB-Campus XI. Possui graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2000) e graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis (1994). Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, Campus XXI Ipiaú. Professora aposentada da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia . Tem experiência na área de ensino com ênfase em Linguística, Letras e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, aprendizagem, inclusão, comunicação e integração.

Patrícia de Sena Araújo, UNEB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia / Campus XI (2013). Pós graduada em Psicopedagogia Clinica, Institucional e Hospitalar (2016), pelo Polo de Pós- graduação Gastão Guimarães, antiga Visconde de Cairú. Especialista em Educação do Campo pelo IF Baiano - Campus Serrinha- Ba (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano) (2019). Atuo como pesquisadora do Grupo FORMACI (Formação, Currículo e Intersubjetividade) - Ocupa-se de pesquisas que envolvem os grupos e linhas de pesquisas do campus XI. Professora efetiva no Município de Biritinga e Barrocas, com experiência na Modalidade de Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, atualmente exercendo a função de Coordenadora Pedagógica.

Referências

BARBIER, Renné. A pesquisa-ação. Trad. Lucie Didio. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FRANCO, Luiz Fernando. Racionalidade técnica, pesquisa colaborativa e desenvolvimento profissional de professores. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 219-223.

FRANCO, Maria Amelia Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel (org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 159-187.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Rio de Janeiro: Olho d’água, 1997.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GARCIA, Regina Leite. Para quem investigamos – para quem escrevemos: reflexões sobre a responsabilidade social do pesquisador. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Para quem pesquisamos para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 15-41.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Para quem e como se escreve no campo do currículo. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Para quem pesquisamos para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 97-125.

PEREIRA, Antônio. Pesquisa de intervenção em educação. Salvador: Eduneb, 2019.

PERONI, Vera. Política educacional e papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

SACRISTÁN, José Gimeno. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.