POLÍTICAS PÚBLICAS E DESAFIOS PARA JOVENS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR

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Elaine Morais da Silva
Divino de Jesus da Silva Rodrigues
Alessandro Pereira da Silva

Resumo

Este trabalho investigou as políticas públicas e os desafios que enfrentam os jovens com necessidades educacionais especiais referentes à permanência no âmbito universitário. Quer contribuir desta maneira, com as reflexões sobre as políticas de inclusão no ensino superior no país. É um estudo de caráter qualitativo, alicerçou-se na pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico e no método do materialista histórico dialético, que foram suportes às discussões acerca da temática proposta. Os resultados apontam que apesar de politicas públicas existentes de acesso e permanência, muitos ainda são os desafios a serem superados, principalmente, em relação às políticas de permanência, entre os quais, a potencialização dos núcleos de acessibilidade como órgão articulador e implementador de ações voltadas a acessibilidade e politicas institucionais de formação continuada aos docentes acerca das demandas de inclusão, para de fato, concretizar a garantia de direito à educação para todos e todas no âmbito universitário.

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Como Citar
SILVA, E. M. da; DA SILVA RODRIGUES, D. de J.; SILVA, A. P. da. POLÍTICAS PÚBLICAS E DESAFIOS PARA JOVENS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 3, p. 339–354, 2020. DOI: 10.18224/frag.v29i3.7798. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7798. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Elaine Morais da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pós-Graduada em Docência na Educação Superior (Centro Universitário Barão de Mauá). Graduada em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Goiás). Integrante do Grupo de Pesquisa: Infância, família e sociedade (GIFS) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Atua como professora voluntária no Programa de Gerontologia Social (PGS), ministrando a disciplina Jogos Cognitivos. Coordena o Projeto Infantil Gastronômico (PIG) - Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Divino de Jesus da Silva Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutorado, Mestrado e Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Professor da PUC Goiás (Graduação em Psicologia, Programas de Pós-Graduação: Psicologia e Educação). Integrante dos grupos de Pesquisa: Juventude e Educação; Infância, Família e Sociedade (PUC Goiás); Grupo de Trabalho: A Psicologia Sociohistórica e o Contexto Brasileiro de Desigualdade Social (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia).

Alessandro Pereira da Silva, Faculdade Araguaia

Graduado em Gastronomia (Pontifícia Universidade Católica de Goiás). Especialista em Docência Superior pela Faculdade Unyleya e Graduação em Turismo pela Faculdade Latino Americana. Professor da Faculdade Araguaia. Atua como Coordenador/ Idealizador e Professor voluntário no Projeto Infantil Gastronômico (PIG) ligado ao Programa de Referência a Inclusão Social (PRIS) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

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