INTEGRAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS (ONGs) E A UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DA PESSOA IDOSA

Conteúdo do artigo principal

Maria Paula Simôes Lima
Clarissa Barbarotto

Resumo

Objetiva-se discutir o papel da universidade na sociedade, pela experiência de estudantes em uma ONG. Fez-se um estudo descritivo e transversal, no qual 7 estudantes do 3º ano de medicina de uma instituição privada sob supervisão fizeram avaliação global de idosos voluntários em um Centro de Convivência do Idoso. Resultados apontam inúmeros desajustes pressóricos, glicêmicos, ponderais, oftalmológicos, emocionais, dentre outros, salientando a ineficácia da execução da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), a qual deveria promover ações de proteção e manutenção da saúde, prevenção de agravos e redução de danos. O trabalho é inovador, pois qualifica o projeto da ONG, agregando serviços prestados aos idosos, contemplando aspectos multidimensionais, com uma assistência humanizada, longitudinal e oportuna, conforme a PNSPI, preenchendo uma lacuna da assistência prestada a essa faixa etária. Permitiu, também, o aprendizado médico do biopsicossocial, fato ainda recente nesse meio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, M. P. S.; BARBAROTTO, C. INTEGRAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS (ONGs) E A UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DA PESSOA IDOSA. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 4, p. 588–594, 2020. DOI: 10.18224/frag.v29i4.7464. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7464. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Maria Paula Simôes Lima, Faculdade de Medicina de Marília

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (2011), especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade de São Paulo (2013), pós graduação em Gestão Integrada de Qualidade, Saúde, Segurança, Meio ambiente e Responsabilidade Social pelo SENAC 09 de Julho (2013), mestrado em Desenvolvimento Regional pelo Uni-FACEF (2018). Atualmente médica residente em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) -2017/2019.

Clarissa Barbarotto, Medicina.

Graduação Medicina pela Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

Referências

ANDRADEA Nathalia Barros de, et al. Centro de Convivência de Idosos: uma abordagem de estimulação cognitiva e psicossocial. São Carlos: Editora UFSCAR; 2014.

CAMACHO Alessandra Conceição Leite Funchal, COELHO Maria José. Políticas Públicas para a saúde do idoso: revisão sistemática. Brasília: Rev Bras Enferm, 2010.

GOMES, Ana Cristina. Corrupção e Políticas Públicas: A CPI “das ONGs”. Barretos: Revista Jus Populis, 2015.

GUSSO Gustavo, LOPES José Mauro Ceratti. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. Vol I. São Paulo: Artmed; 2012.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Síntese de Indicadores Sociais 2010. Rio de Janeiro: IBGE. 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em 30 jun 2016.

________. Lei no. 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde; a organização e o funcionamento dos serviços correspondente e da outras providencias. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília: DF, p.18055, 20 de set. 1990.

MARTINS Josiane de Jesus, et al. Políticas Públicas de atenção à saúde do idoso: reflexão acerca da capacitação dos profissionais da saúde para o cuidado com o idoso. Florianópolis: Rev Bras Geriatr Gerontol, 2007.

________.Ministério da Previdência e Assistência Social. Portaria MPAS/SEAS nº 73. Normas de Funcionamento de Serviços de Atenção ao Idoso no Brasil. Brasília: Ministério da Previdência e Assistência Social, 2001.

________.Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Ministério da Saúde: Brasília, 2009.

MORAIS, Ana Carolina Bittencour et al. Manual do terceiro setor. Disponível em: < http://www.abong.org.br/final/download/manualdoterceirosetor.pdf>. Acesso em 08 jun.2016

REBEIS Marina Mattos et al. Educação Médica apoiada em comunidade: projetos de intervenção como forma de aprendizado sobre a criação de redes e intersetorialidade. São Paulo. Rev Med, 2014. P 98, 99

SANTOS Jair Lício Ferreira, WESTPHAL Marcia Faria. Práticas emergentes de um novo paradigma de saúde: o papel da universidade. São Paulo. Estudos Avançados, 1999.

SOUZA Maria Cristina Almeida de, et al. Manual de campo para alunos de medicina: estratégia otimizadora da prática médica na comunidade. Vassouras-RJ. Rev Fluminense de Extensão Universitária, 2015.