A FORMAÇÃO DO HOMEM VIRTUOSO NO <i>MÊNON</i> DE PLATÃO

Conteúdo do artigo principal

Silvana Bollis

Resumo

Este artigo investiga a questão do conhecimento, do saber, no diálogo Mênon e visa elucidar o que é pensar para Platão. Discute o conceito de prudência, phrón?sis, ????????, ao buscar apreender o sentido da educação implícito na estrutura do diálogo demonstrando a relação intrínseca entre formação humana e virtude; paideía, ???????, e aret?, ?????. Sustentaremos neste texto que Sócrates refuta toda ordem de pensamentos prontos, preconcebidos e instalados na certeza e que o Mênon é um convite ao questionamento do real, pois afirma o diálogo como possibilidade de conhecer, demonstrando seu propósito essencialmente ético e político pela tese da identidade entre saber e virtude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BOLLIS, S. A FORMAÇÃO DO HOMEM VIRTUOSO NO <i>MÊNON</i> DE PLATÃO. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 2, p. 218–231, 2019. DOI: 10.18224/frag.v29i2.7375. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7375. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Silvana Bollis, Prefeitura de Goiânia

Doutora em Educação pela UFG Mestre e graduada em Pedagogia pela UFG Professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Trad. Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

AUBENQUE, Pierre. A prudência em Aristóteles. Tradução Marisa Lopes. 2. ed. São Paulo: Discurso Editorial, Paulus, 2008.

CASERTANO, Giovanni. Paradigmas da verdade em Platão. Trad. Maria da Graça Gomes de Pina. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1990.

CHAUÍ, Marilena. Atopia e acronia: do espaço ao ponto e do tempo ao instante. In: COÊLHO; FURTADO. (orgs.). Universidade, cultura, saber e formação. Campinas: Mercado de letras, 2016, pp. 13-28.

COÊLHO, Ildeu M. Glossário de termos gregos. Notas de aula, UFG, material digitalizado, 2009, 27 p.

FERNANDES, Marcos Aurélio. Skhol?: o sentido fundante da escola. In: COÊLHO, Ildeu Moreira. (org.). Escritos sobre o sentido da escola. Campinas: Mercado de letras, 2012.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Técnica, pensamento, paideía: uma meditação cairológica. In: COÊLHO; FURTADO. (orgs.). Universidade, cultura, saber e formação. Campinas: Mercado de letras, 2016, pp. 47-86.

FERRARI, Franco. Conhecimento e virtude no Mênon de Platão. Archai, n. 12, jan-jun, pp. 81-87, 2014.

FLICKINGER, Hans-Georg. Gadamer & a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

JAEGER, Werner. Paideia: A formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

KOYRÉ, Alexandre. Introdução à leitura de Platão. Trad. Helder Godinho. 3. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1988.

LIMA VAZ, Henrique Cláudio. de. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, 1999.

MANON, Simone. Platão. Trad. Flávia Cristina de Souza Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

MONDOLFO, Rodolfo. O pensamento antigo: história da filosofia greco-romana. Trad. Lycurgo Gomes Motta. 2. ed. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1966.

MONDOLFO, Rodolfo. Sócrates. Trad. Lycurgo Gomes Motta. 2. ed. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1967.

PLATÃO. Mênon. Tradução Maura Iglésias. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Loyola, 2003.

PLATÃO. Mênon. Apologia de Sócrates e Críton. Trad. Carlos Alberto Nunes. Org.(s) Benedito Nunes e Vitor Sales Pinheiro. 3. ed. Belém: Ed. UFPA, 2015.

REALE, Giovanni. ANTISERI, Dário. História da filosofia: Antiguidade e Idade Média. 7. ed. São Paulo: Paulus, 2002, v. 1.

REALE, Giovanni. História da filosofia antiga: léxico, índices, bibliografia. Tradução Henrique Cláudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005, v. 5.

SANTOS, José Trindade. Para ler Platão: a ontoepistemologia dos diálogos socráticos. São Paulo: Edições Loyola, 2008a, t.1.

SANTOS, José Trindade. Para ler Platão: o problema do saber nos diálogos sobre a teoria das formas. São Paulo: Edições Loyola, 2008b, t. 2.

WHITE, Nicholas P. A epistemologia metafísica de Platão. In: Platão. Trad. Saulo Krieger. São Paulo: Editora Ideias & Letras, 2013.