A RELAÇÃO ENTRE SUJEITO E MÚSICA NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE

Conteúdo do artigo principal

José Reinaldo Felipe Martins Filho

Resumo

Este trabalho discute a relação entre sujeito e música a partir da perspectiva da teoria da complexidade, inaugurada por Edgar Morin em meados da segunda metade do século XX. Para tal, pretende percorrer o ambiente no qual foi instaurada a concepção moderna de subjetividade, a fim de apontar os seus limites em face do que compreendemos serem os desafios da época contemporânea. Como objetivo maior, estará a eleição da música como via alternativa de integração das diferentes esferas que constituem o ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MARTINS FILHO, J. R. F. A RELAÇÃO ENTRE SUJEITO E MÚSICA NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 28, n. 4, p. 482–491, 2018. DOI: 10.18224/frag.v28i4.6861. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/6861. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

José Reinaldo Felipe Martins Filho, PUC Goiás

Doutorando em Ciências da Religião na PUC Goiás. Doutorando em Filosofia na UFG. Mestre em Filosofia e em Música, ambos pela UFG. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura e em Sociologia pelo Centro Universitário Claretiano. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis e Bacharel em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz

Referências

ALBANO, Sônia. Uma leitura trandisciplinar do fenômeno sonoro. São Paulo: Editora Som; Faculdade de Música Carlos Gomes, 2007.

ELIA, Luciano. O conceito de sujeito. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2010. (Psicanálise Passo-a-Passo, 50).

FUBINI, Enrico. Música y lenguaje en la estetica contemporánea. Madrid: Alianza Editorial, 2001.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Tradução de Ana Amélia Schuquer e David Neiva Simon. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

HART, Roy (on-line). Apresenta textos sobre a metodologia do instituto Hoy Hart e sua filosofia de ensino e desenvolvimento vocal. França, Thoiras, 2004.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Tradução, organização, nota prévia, anexos e notas de Fausto Castilho. Campinas, SP: Ed. da Unicamp; Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.

LADRIÉRE, Jean. O racional e o razoável. In. MORIN, Edgar (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Jornadas temáticas idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. Tradução e notas de Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 500-527.

MARTON, Silmara Lídia. Música, filosofia, formação: por uma escuta sensível do mundo. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação) –Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Edição revista e modificada pelo autor. 6.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

MORIN, Edgar. A noção de sujeito. In: MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 8.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 117-128.

NATTIEZ, Jean-Jacques. O desconforto da musicologia. Per Musi – Revista Acadêmica de Música, n.11, p. 05-18, jan./ jun. 2005.

SCHOPENHAUER, A. O Mundo como vontade e representação. Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. São Paulo: Edunesp, 2005. Tomo I.

ZUMTHOR, P. A permanência da voz. Correio da Unesco, s/l, n.10. Out. A palavra e a escrita, 1985.