The Shopping Centers of Belo Horizonte: Ties of Sociability and Memory
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os Shoppings Centers de Belo Horizonte: Laços de Sociabilidades e Memória
O objetivo do artigo em questão é analisar os elementos referentes à sociabilidade e à memória da cidade de Belo Horizonte por meio da substituição gradativa do comércio na sua área central pelos Shoppings Centers. Quer-se com isto, elencar as consequentes mudanças nas relações que ambos os espaços proporcionavam e proporcionam, e, dessa forma, compreender como as alterações na construção simbólica dos espaços coletivos de sociabilidade nas metrópoles podem ter nos Shoppings Centers um novo marco na memória da cidade, podendo ser considerados um novo lócus dessa produção simbólica ou mesmo representando mais uma estratégia de estratificação e segregação socioespacial.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
ANDRADE, Luciana Teixeira. Singularidade e igualdade nos espaços públicos. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, n. 2, p. 12-24, dez. 2007.
ANDRADE, Luciana Teixeira; MENDONÇA, Jupira Gomes de; DINIZ, Alexandre Magno Alves (Orgs.). Belo Horizonte: transformações na ordem urbana. Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Letra Capital, PUC Minas, 2015.
ANDRADE, Luciana Teixeira; BAPTISTA, Luís Vicente. Espaços públicos: interações, apropriações e conflitos. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto (Pt), Vol. 29, p. 129-146, jun. 2015.
BOLLE, Willi. Fisiognomia da Metrópole Moderna. São Paulo: FAPESP/ EDUSP, 2000.
CANCLINI, Nestor García. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves. Memória, história e representações literárias. Revista do Arquivo Público Mineiro, s/v, n. 2, p. 159-173, dez. 2007.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História Oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FRÚGOLI JR., Heitor. Os Shoppings de São Paulo e a Trama do Urbano: Um Olhar Antropológico. In: PINTAUDI, Silvana Maria; FRUGOLI JR., Heitor. (Orgs.). Shopping centers: espaço, cultura e modernidade nas cidades brasileiras. São Paulo: Ed. UNESP, 1992. p. 75-92.
LEMOS, Celina Borges. A construção simbólica dos espaços da cidade. In: MONTE-MÓR, Roberto Luís. (Org.). Belo Horizonte: espaços e tempos em construção. Belo Horizonte: PBH/CEDEPLAR, 1994. p. 29-51.
LEMOS, Celina Borges. O Shopping Center como espaço público na experiência de Belo Horizonte. In: PINTAUDI, Silvana Maria; FRUGOLI JR., Heitor. (Orgs.). Shopping centers; espaço, cultura e modernidade nas cidades brasileiras. São Paulo: Ed. UNESP, 1992. p. 93-100.
SIMMEL, Georg. Sociabilidade: um exemplo da sociologia pura ou forma. In: MORAES FILHO, Evaristo (Org.). Simmel: sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1993. p. 165-181.